INTRODUÇÃO, 12
1 CAPÍTULO I – CINEMA, FUTEBOL E IDOLATRIA, 15
1.1 O ÍDOLO PELÉ, 18
1.1.1 Pelé e o cinema brasileiro, 21
1.2 O ÍDOLO GARRINCHA, 22
1.2.1 Garrincha e o cinema brasileiro, 26
2 CAPÍTULO II – MITO: POR UM CONCEITO MAIS AMPLO, 27
2.1 DO HERÓI AO HERÓI ESPORTIVO, 30
2.2 A JORNADA DO HERÓI DE JOSEPH CAMPBELL, 32
2.2.1 Separação, 34
2.2.1.1 O chamado da aventura, 34
2.2.1.2 A recusa do chamado, 34
2.2.1.3 O auxílio sobrenatural, 35
2.2.1.4 A passagem pelo primeiro limiar, 35
2.2.1.5 O ventre da baleia, 36
2.2.2 Iniciação, 36
2.2.2.1 O caminho de provas, 36
2.2.2.2 O encontro com a deusa, 37
2.2.2.3 A mulher como tentação, 37
2.2.2.4 A sintonia com o pai, 38
2.2.2.5 A apoteose, 38
2.2.2.6 A bênção última, 39
2.2.3 Retorno, 39
2.2.3.1 A recusa do retorno, 39
2.2.3.2 A fuga mágica, 40
2.2.3.3 O resgate com ajuda externa, 40
2.2.3.4 A passagem pelo limiar do retorno, 41
2.2.3.5 Senhor dos dois mundos, 41
2.2.3.6 Liberdade para viver, 42
2.3 APLICAÇÃO DA JORNADA DO HERÓI EM OBRAS AUDIOVISUAIS 42 3 APRESENTAÇÃO DO OBJETO, 44
3.1 ISTO É PELÉ 44 3.2 GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO, 49
4 ANÁLISES DO ESTUDO, 57
4.1 “ISTO É PELÉ” SOB A ÓTICA DA JORNADA DO HERÓI, 57
4.1.1 Separação, 57
4.1.1.1 O chamado da aventura, 57
4.1.1.2 A recusa do chamado, 60
4.1.1.3 O auxílio sobrenatural, 61
4.1.1.4 A passagem pelo primeiro limiar, 61
4.1.1.5 O ventre da baleia, 63
4.1.2 Iniciação, 63
4.1.2.1 O caminho de provas, 63
4.1.2.2 O encontro com a deusa, 70
4.1.2.3 A mulher como tentação, 70
4.1.2.4 A sintonia com o pai, 70
4.1.2.5 A apoteose, 70
4.1.2.6 A bênção última, 71
4.1.3 Retorno, 73
4.1.3.1 A recusa do retorno, 73
4.1.3.2 A fuga mágica, 73
4.1.3.3 O resgate com ajuda externa, 73
4.1.3.4 A passagem pelo limiar de retorno, 73
4.1.3.5 Senhor dos dois mundos, 79
4.1.3.6 Liberdade para viver, 79
4.1.4 Interpretações, 80
4.2 “GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO” SOB A ÓTICA DA JORNADA DO HERÓI, 85
4.2.1 Separação, 85
4.2.1.1 O chamado da aventura, 85
4.2.1.2 A recusa do chamado, 86
4.2.1.3 O auxílio sobrenatural, 88
4.2.1.4 A passagem pelo primeiro limiar, 89
4.2.1.5 O ventre de baleia, 90
4.2.2 Iniciação, 91
4.2.2.1 O caminho de provas, 91
4.2.2.2 O encontro com a deusa, 94
4.2.2.3 A mulher como tentação, 95
4.2.2.4 A sintonia com o pai, 95
4.2.2.5 A apoteose, 95
4.2.2.6 A bênção última, 95
4.2.3 Retorno, 98
4.2.3.1 A recusa do retorno, 98
4.2.3.2 A fuga mágica, 99
4.2.3.3 O resgate com ajuda externa, 100
4.2.3.4 A passagem pelo limiar de retorno, 100
4.2.3.5 Senhor dos dois mundos, 102
4.2.3.6 Liberdade para viver, 103
4.2.4 Interpretações, 104
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 110
Referências, 114