Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Jules Rimet: a incrível história da Copa do Mundo

Título original / alternativo

L"incredibile storia della Coppa del Mondo

Ano

2010

Título em inglês

L"incredibile storia della Coppa del Mondo

Gênero

Documentário

Duração

60 min.

Produtora

Não informado

País

Itália, Argentina

Elenco

Carlos Alberto Torres
João Havelange
Gary Lineker
Pierre Lanfranchi

Sinopse

Idealizada em 1929 por Jules Rimet para premiar os vencedores das Copas do Mundo de Futebol, a taça do mesmo nome percorreu o mundo em eventos um tanto mirabolantes. Tendo passado pela Itália fascista, onde foi escondida dos nazistas numa caixa de sapatos, e pela Londres dos anos 60, onde foi replicada em segredo, em 1970, a taça chegou ao Brasil para ficar. Mas em 1983 sofreria um roubo fatal, terminando derretida e transformada em barras de ouro. Esta história, com traços de intriga internacional, é contada através de reconstituições, materiais de arquivo e entrevistas com testemunhas-chave.

 

Observações

Biografia dos diretores:

Meneghetti nasceu em 1964, em São Paulo. Artista multidisciplinar, realiza instalações, pinturas, fotografias, vídeos e documentários.

Macelloni nasceu em 1965, em Florença. Formou-se em Arquite tura e realizou diversos vídeos sobre design, arquitetura e urbanismo. Junto com Garzella, dirigiu programas de TV sobre o Campeonato Italiano de Futebol.

Garzella nasceu em 1972, em Pisa. Formou-se em Semiologia do Cinema na Universidade de Pisa, onde leciona Edição de Vídeo.

Referência

JULES RIMET: A INCRíVEL HISTóRIA DA COPA DO MUNDO. Direção: César Meneghetti, Filipo Macelloni, Lorenzo Garzella. Itália, Argentina. Não informado, 2010. .
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A