O objetivo deste estudo foi explorar aspectos relacionados com a capacitação e às fontes de conhecimento que os técnicos de futebol de primeira divisão da Costa Rica possuem atualmente, tanto para dirigir e treinar, quanto para exercer influências na tomada de decisões no seu ambiente desportivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual a coleta de informações foi realizada por meio do método conhecido como triangulação metodológica, que consistiu na aplicação de dois instrumentos metodológicos, a entrevista e o questionário, cujos resultados foram comparados ao final. A população do estudo foi de 10 treinadores da primeira divisão do futebol costa-riquenho. Os resultados indicaram que os treinadores baseiam seu trabalho de dirigir e treinar, em quase todas as subcategorias de aquisição de conhecimento que foram levantadas no estudo, no entanto, as subcategorias de experiência como jogador, experiência profissional e uso de ferramentas tecnológicas foram as que mais atribuíram valor, especialmente ao campo de dirigir para competência. Ao mesmo tempo, verifica-se que a subcategoria interação entre os colegas recebeu o menor valor. As conclusões do estudo devem ser levadas em consideração ao projetar currículos na capacitação de treinadores de futebol.
Palavras-chave: Treinamento; Conhecimento; Treinadores; Futebol.