Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2358-1239

Lazer, economia e futebol: as mudanças na precificação do ingresso no estádio Mineirão entre 1994-2018

Número

n. 2

Ano

2021

Volume

v. 8

Páginas

p. 76-93

Arquivos

Resumo

O futebol e, mais especificadamente, o torcer em estádios faz parte do imaginário social brasileiro como um lazer tipicamente popular. As discussões, a partir da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, entorno das transformações que envolveram essa prática pautaram-se na dimensão econômica. O encarecimento no preço do ingresso, mostrou-se como principal razão para uma percepção de elitização e consequente exclusão no torcer em estádios. Diante disso, o presente artigo buscou compreender as mudanças na precificação dos ingressos ocorridas no custo do lazer futebolístico no estádio Mineirão entre 1994 e 2018. Constatou-se que com a reinauguração do Mineirão para Copa do Mundo os preços dos ingressos, que antes apresentavam uma relativa estabilidade entres os diferentes momentos da competição, começaram a funcionar com variações de curto prazo. Os preços tornaram-se dinâmicos, de acordo com a expectativa de público do jogo. A proporção percentual nos aumentos em jogos, ou competições de maior apelo, justifica a percepção de elitização do ponto de vista econômico. Em contrapartida, no cenário agregado, com exceção do triênio 2013-2015, essa percepção é relativizada, na medida em que os preços apresentaram uma equivalência se compararmos o início e o fim da série.

Palavras-chave: Economia do entretenimento. Torcer. Preço do ingresso. Estádios.

Resumo (outro idioma)

El fútbol y, más concretamente, la afición en los estadios forman parte del imaginario social brasileño como ocio típicamente popular. Las discusiones, basadas en la elección de Brasil como sede de la Copa del Mundo 2014, en torno a las transformaciones que involucró esta práctica se basaron en la dimensión económica. El aumento del precio del ticket resultó ser el principal motivo de una percepción de elitización y consecuente exclusión de los aficionados de los estadios. Por lo tanto, este artículo buscó comprender los cambios en el precio de las entradas que se produjeron en el costo del ocio futbolístico en el estadio Mineirão entre 1994 y 2018.Se encontró que con la reapertura de Mineirão para el Mundial, los precios de los tickets, que anteriormentepresentaban relativa estabilidad entre los diferentes momentos de las competiciones, comenzaron a trabajar con variaciones de corto plazo. Los precios se han vuelto dinámicos, de acuerdo con las expectativas de la audiencia del juego. La proporción porcentual de incrementos en juegos, o competiciones de mayor atractivo, justifica la percepción de elitización desde un punto de vista económico.Por otro lado, en el escenario agregado, a excepción del trienio 2013-2015, esta percepción se relativiza, en la medida en que los precios son equivalentes al comparar el inicio y el final de la serie.

Palabras-clave:Economía del entretenimiento. Afición. Precio de los tickets. Estadios.

Abstract

Football and, more specifically, supporting in stadiums is part of the Brazilian social imaginary as a typically popular leisure. The discussions, based on the choice of Brazil as host of the 2014 World Cup, surrounding the transformations that involved this practice, were based the economic dimension. The increase in the price of admission, was shown as the main reason for a perception, of elitisation and consequent exclusion in supporting in stages. Therefore, the present research sought to understand theeconomic transformations that occurred in the cost of soccer leisure in the Mineirão stadium between 1994 and 2018. It was found that with the re-inauguration of the Mineirão for the World Cup ticket prices, which previously presented a relative stabilitybetween the different moments of the competition, began to work with short-term variations. Prices have become dynamic, according to the public expectation of the game. The percentage proportion in increases in games, or competitions of greater appeal, justifies the perception of elitization from an economic point of view. On the other hand, in the aggregate scenario, with the exception of the triennium 2013-2015, this perception is relativized, insofar as prices presented an equivalence if we compare the beginning and the end of the series.

Keywords:Entertainment economy. Support. Ticket price. Stadiums.

Referência

QUEIROZ, Felipe Pereira de; SILVA, Silvio Ricardo da. Lazer, economia e futebol: as mudanças na precificação do ingresso no estádio Mineirão entre 1994-2018. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 76-93, 2021.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A