O artigo sugere que a inclusão dos blogs de futebol pela “grande mídia” da Argentina e do Brasil não conseguiu promover a interação entre os leitores e os jornalistas. Essa questão limitou totalmente a criação de conteúdo informativo através da cooperação mútua (LASICA, 2003; REGAN, 2003; GILLMOR, 2004). Nos casos estudados, acreditamos que a política do “jornalismo como conversação”, apontada por Gillmor (2004), se apresenta como “inócua”. Essa percepção surgiu após observar que as rotinas de produção de notícias e a figura do gatekeeper permaneceram intactas nos blogs jornalísticos analisados. Por meio da análise de comentários – obtidos de quatro weblogs de futebol mantidos por jornalistas profissionais no Brasil e na Argentina (disponíveis nas versões digitais do La Nación, Clarín e Lacencet)–, concluímos que, embora o nível de receptividade do público seja considerável, os jornalistas exercem um rigoroso controle dos comentários e se limitam a escrever colunas de opinião.