Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2675-8067

Mais show, menos notícia: o rádio esportivo como performance

Número

n. 1

Ano

2023

Volume

v. 14

Páginas

p. 8-27

Arquivos

Resumo

O artigo defende a ideia de que o rádio esportivo é, essencialmente, performático. Trata-se de um desdobramento de outra pesquisa feita por Guimarães (2020), que apontou que os programas de mesa redonda no rádio esportivo funcionam como se fossem um papo de bar. Neste estudo, a análise será feita em torno da performance dos comunicadores neste cenário. Zumthor (2007), Costa (2010) e Goffman (2014) fornecem o repertório teórico que embasa o conceito de performance, em que os comunicadores são personagens que atuam em cena. São aplicados quatro parâmetros sobre o corpus escolhido: teatralidade, espetáculo, ação e representação (TAYLOR, 2013), reforçando o pensamento de que o rádio esportivo estimula a falação esportiva (ECO, 1984), em que o jornalismo cede lugar à performance.

PALAVRAS-CHAVE: rádio, rádio esportivo, performance, jornalismo esportivo, falação esportiva

Resumo (outro idioma)

El artículo defiende la idea de que la radio deportiva es esencialmente performativa. Esta es una derivación de otra investigación realizada por Guimarães (2020), que señaló que los programas de mesa redonda en la radio deportiva funcionan como si fueran una charla de bar. En este estudio, el análisis se realizará en torno a la actuación de los comunicadores en este escenario. Zumthor (2007), Costa (2010) y Goffman (2014) aportan el repertorio teórico que sustenta el concepto de performance, en el que los comunicadores son personajes que actúan sobre el escenario. Al corpus elegido se le aplican cuatro parámetros: teatralidad, espectacularidad, acción y representación (TAYLOR, 2013), reforzando la idea de que la radio deportiva estimula la charla deportiva (ECO, 1984), en la que el periodismo da paso a la performance.

Palabras clave: Radio; Radio deportiva; Performance; Periodismo desportivo; Charla deportiva.

Abstract

The article defends the idea that sports radio is essentially performative. This is an offshoot of another research carried out by Guimarães (2020), which pointed out that roundtable programs on sports radio work as if they were a bar chat. In this study, the analysis will be made around the performance of communicators in this scenario. Zumthor (2007), Costa (2010) and Goffman (2014) provide the theoretical repertoire that supports the concept of performance, in which communicators are characters who act on stage. Four parameters are applied to the chosen corpus: theatricality, spectacle, action and representation (TAYLOR, 2013), reinforcing the idea that sports radio stimulates sports talk (ECO, 1984), in which journalism gives way to performance.

Keywords: Radio; Sports radio; Performance; Sports journalism; Sports talk

Referência

GUIMARãES, Carlos; RUTILLI, Marizandra. Mais show, menos notícia: o rádio esportivo como performance. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora. Mariana, v. 14, n. 1, p. 8-27, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A