Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2447-9195

Marketing esportivo: as principais relações entre patrocinadores e clubes de Santa Catarina a partir de 1990

Periódico / Revista

GEFRONTER

Ano

2023

Volume

v. 9

Páginas

p. 1-17

Arquivos

Resumo

As pesquisas na área dos esportes têm crescido muito no Brasil e as investigações sobre sua cadeia produtiva podem revelar aspectos importantes acerca de diversos negócios. Deste modo, o marketing esportivo contempla várias possibilidades de exploração através da publicidade midiática, comercialização de produtos oficiais e patrocínios. Sendo assim, esse texto visou identificar as principais relações entre clubes de Santa Catarina e patrocinadores entre os anos de 1990 e o começo da década de 2020. A partir de metodologia exploratória-analítica com revisão bibliográfica e documental a pesquisa mostrou que, no período analisado, predominaram os interesses do capital local, ou seja, são os representantes da cidade ou região que mais investem nessa forma de negócio. Muitos patrocinadores mantêm seus aportes aos clubes como uma estratégia para atingir o público, sejam torcedores ou expectadores, pois essa categoria de marketing contempla várias possibilidades de exposição de suas marcas e propriedades. Já para os clubes, o patrocínio é importante para regularidade das receitas.

Resumo (outro idioma)

La investigación en el campo del deporte ha crecido mucho en Brasil y las investigaciones en su cadena de producción pueden revelar aspectos importantes sobre varios negocios. De esta forma, el marketing deportivo contempla varias posibilidades de explotación a través de publicidad en medios, comercialización de productos oficiales y patrocinios. Por lo tanto, este texto tuvo como objetivo identificar las principales relaciones entre los clubes de Santa Catarina y los patrocinadores entre la década de 1990 y principios de la de 2020.Basada en una metodología exploratorio-analítica con revisión bibliográfica y documental, la investigación mostró que, en el período analizado, predominaron los intereses del capital local, es decir, son los representantes de la ciudad o región los que másinvierten en esta forma de negocio. Muchos patrocinadores mantienen sus aportes a los clubes como una estrategia para llegar al público, ya sean fanáticos oespectadores, ya que esta categoríade marketing incluye varias posibilidades de exposición de susmarcas y propiedades. En cuanto a los clubes, el patrocinio es importante para la regularidad de los ingresos.

Palabras clave:Fútbol, Economía, Inversiones.

Abstract

Research in the field of sports has grown a lot in Brazil and investigations into its production chain can reveal important aspects about various businesses. In this way, sports marketing contemplates several possibilities of exploitation through media advertising, commercialization of official products and sponsorships. Therefore, this text aimed to identify the main relationships between clubs in Santa Catarina and sponsors between the 1990s and the beginning of the 2020s.Based on an exploratory-analytical methodology with a bibliographical and documental review, the research showed that, in the analyzed period, the interests of local capital predominated, that is, it is the representatives of the city or region that invest most in this form of business. Many sponsors maintain their contributions to clubs as a strategy to reach the public, whether fans or spectators, as this marketing category includes several possibilities for exposure of their brands and properties. As for clubs, sponsorship is important for revenue regularity.

Keywords:Football, Economy, Investments.

Referência

SCHATZ, Patrícia Volk; ESPíNDOLA, Carlos José. Marketing esportivo: as principais relações entre patrocinadores e clubes de Santa Catarina a partir de 1990. GEFRONTER. Campo Grande, v. 9, p. 1-17, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A