Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Materialidade da transmissão televisiva direta e “ao vivo” da Copa do Mundo de Futebol no sistema analógico: Uma comparação entre os Mundiais de 1970 e 1998

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Cidade

Vitória-ES

Páginas

p. 1-16

Arquivos

Resumo

O poder referencial de uma transmissão televisiva direta e “ao vivo” de um evento esportivo torna o meio de comunicação invisível ao telespectador, de modo que este não percebe a complexificação do discurso, conforme as mudanças técnicas do dispositivo. Este estudo objetiva comparar as transmissões televisivas diretas e “ao vivo” das finais das Copas do Mundo de Futebol de 1970 e 1998, ambas realizadas no sistema analógico, a fim de analisar as convergências e divergências produzidas nesses discursos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisa a transmissão televisiva do jogo por meio da linguagem audiovisual. Verifica-se que as transformações técnicas ocorridas no sistema analógico influíram diretamente no discurso construído pela transmissão televisiva de futebol.

Referência

USHINOHAMA, Tatiana Zuardi; MARQUES, José Carlos. Materialidade da transmissão televisiva direta e “ao vivo” da Copa do Mundo de Futebol no sistema analógico: Uma comparação entre os Mundiais de 1970 e 1998. 2015, Vitória-ES. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A