Biblioteca

Seja um dos 27 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação

Mídia, Esporte e Idolatria: o Jornal do Brasil e a representação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos

Ano

2014

Tema

XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação

Área de concentração

Comunicação

Nome do congresso

Comunicação: Guerra & Paz

Edição do Congresso

XXXVII

Cidade

Foz do Iguaçu

Páginas

15

Entidade Organizadora

Intercom

Arquivos

Resumo

Sintetizamos nesse artigo os principais achados e questões teóricas apresentados na dissertação de Mestrado de Fausto Amaro, orientada por Ronaldo Helal e defendida em fevereiro de 2014 no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj). De maneira ampla, abordamos a representação do herói olímpico no Jornal do Brasil na segunda metade do século XX. Nossa hipótese, seguindo a conclusão de Helal, Cabo e Marques (2009), era que, diferentemente das Copas do Mundo, nas Olimpíadas, os jornalistas esportivos se valeriam de um arcabouço textual distinto para descrever seus objetos de análise (os esportes e os atletas) e para construir histórias de vida. Verificamos a validade dessa afirmação tendo como corpus de investigação as edições do Caderno de Esportes do referido jornal ao longo das treze Olimpíadas da segunda metade do século XX – de Helsinque-1952 à Sydney-2000.

Palavras-chave: Esportes; Identidade; Representação; Herói; Mídia.

Referência

MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli; HELAL, Ronaldo. Mídia, Esporte e Idolatria: o Jornal do Brasil e a representação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos. In: Intercom, XXXVII, 2014, Foz do Iguaçu. Comunicação: Guerra & Paz, Intercom. XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação, Intercom, 2014.
Cadastre-se para receber novidades