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ISSN 2675-3375

Motivações do consumidor digital de camisas de futebol de segunda mão

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Resumo

O aumento do comércio de produtos de revenda e a crescente preocupação com a sustentabilidade e com a economia circular têm promovido a expansão de brechós segmentados físicos e online no Brasil, inclusive de camisas de futebol. Conhecer quais são as características e necessidades desses consumidores é fundamental para que se consiga satisfazer seus desejos, mitigar suas dores, criar serviços e agregar valor aos itens oferecidos. O objetivo deste trabalho foi compreender as motivações de consumo, além dos hábitos de compra e os canais mais utilizados pelos consumidores de camisas de futebol de segunda mão. Para alcançar tais resultados, realizou-se uma pesquisa de métodos mistos por meio de pesquisa exploratória qualitativa com proprietários de estabelecimentos físicos e virtuais e, em seguida, uma pesquisa quantitativa descritiva com os consumidores, além da revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que colecionadores, torcedores e, mais recentemente, pessoas ligadas à moda se interessam por camisas “vintage”. A exclusividade e a beleza das peças constituem fortes atrativos, mas existe pouca conscientização a respeito da sustentabilidade. Aspectos hedônicos e emocionais, como a nostalgia, a caça ao tesouro e a sensação de pertencimento a um grupo, sobrepõem-se ao sentido utilitário de vestir a peça como motivações de compra. A pirataria e a conservação dos itens representam preocupações recorrentes dos clientes, que utilizam preferencialmente o “e-commerce” e as mídias sociais para realizar suas compras. Todos esses elementos podem ser trabalhados por vendedores a fim de se criar estratégias para agregar valor e atrair novos consumidores.

Palavras-chave:  Brechó. Colecionismo. Mídias sociais. Economia circular. Hábitos de consumo.

Abstract

The increase in the trade of resale products and the growing concern with sustainability and the circular economy have promoted the expansion of segmented retail and online thrift stores in Brazil, including football shirts. It is essential to understand the characteristics and needs of these consumers for the sales channels to satisfy their desires, mitigate their pain, create services, and add value to the items offered. The objective of this paper was to comprehend the consumers of second-hand football shirts motivations and habits. Also, which channels are most used by them. To achieve these results a literature review was done before to conduct qualitative exploratory research with owners of retail and virtual establishments. The next step was to conduct an online descriptive quantitative research with consumers. The results demonstrated that collectors, football fans and fashion people are interested in vintage shirts. The exclusivity and beauty of the garments are attractive to the target, but sustainability was not pointed out as an important motivation. Hedonic and emotional aspects, such as nostalgia, treasure hunting, and sociability override the utilitarian use of shirts as purchase motivation. Fake clothes and the shirts’ condition are recurring concerns for customers, who prefer to use e-commerce and social media to buy second-hand football jerseys. All these elements can be used by entrepreneurs to create strategies to add value and attract new consumers.

Keywords:Thrift store.Collecting. Social media. Circular economy.Consumption habits.

Referência

CASTRO, Luís Marcelo de Camargo e; SILVA, Larissa Maria Ribeiro da. Motivações do consumidor digital de camisas de futebol de segunda mão. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação. São Paulo, V. 10, n. 3, 2024.
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