Desde a época do despontamento como capital imperial, escritores, cronistas, cineastas, sociólogos e historiadores vêm escolhendo o Rio de Janeiro como foco constante dos seus trabalhos. Nesses últimos anos, a cidade passa por um momento de intensa recepção dos megaeventos. Em 2013, foi sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) organizada pela Igreja Católica. Já em 2014, tornou-se um espaço chave para a realização dos jogos da Copa do Mundo de futebol, tendo sido o Rio escolhido para acolher a tão esperada partida final. E, atualmente, acabou de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão de 2016. Arrola-se, aqui, então, uma série de discursos midiáticos que posicionam como questão central a representação da paisagem durante o recorte de 2009-2014, momento chave para a consolidação de uma nova interpretação acerca do urbano carioca. Desta forma, a tese é dividida em três unidades principais. A primeira aborda o ordenamento dos discursos oficiais, perscrutando o modelo de cidade olímpica/cartão postal através da leitura do Dossiê oficial da Candidatura Olímpica e os vídeos institucionais associados a esta dirigido por Fernando Meirelles. Por sua vez, a segunda unidade aborda o projeto transmídia Rio eu te amo , estudando o movimento Rio eu te amo , articulação entre o branding urbano e a produção das mídias sociais e a película homônima, carro chefe do projeto, apresentando em ambas paisagens de uma cidade apaixonante . Em contraposição a estas narrativas, arrola-se na última unidade produções e discursos que se contestam uma visão idílica da cidade. Desta forma, empreende-se uma análise conjunta entre a tese produzida pelo documentário Domínio Público e o material do Dossiê Popular da Copa do Mundo, cujo principal mote é a exposição dos abusos governamentais e privados sob o pretexto de mudanças em prol dos megaeventos. Além disso, outros dois filmes lançados no mesmo ano dos materiais acima citados, 2014, Remoção e Rio em chamas constroem um imaginário sobre uma paisagem urbana que revela espaços apagados e sujeitos excluídos exercendo sua posição enquanto atores de uma urbe em disputa. São, assim, em esta periodização, muitas cidades em uma só.
Palavras-Chave: Rio de Janeiro. Espaço. Paisagem. Discurso. Filmes. Conflito.