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Tese

#NãoVaiTerCopa

Identidade, jovem e manifestações no Rio de Janeiro em 2013 e 2014
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Orientador(a)

Ronaldo Helal

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Comunicação Social

Páginas

381

Arquivos

Resumo

Busca refletir sobre uma possível confirmação do futebol enquanto elemento simbólico construtor da identidade no Brasil durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014. Ao analisar o contexto de realização dos megaeventos esportivos de futebol, leva-se em conta as manifestações de junho de 2013 que transformaram o cenário político do Brasil quando jovens foram para as ruas protestar. Inicialmente, contra o aumento da tarifa dos transportes públicos, para mais tarde as manifestações ganharem outras pautas e mais adesão, impactando na realização da Copa do Mundo no Brasil. Considerando a participação da imprensa como fator determinante na construção identitária a partir do futebol e seu papel na cobertura dos protestos, mobiliza-se as narrativas jornalísticas sobre as frentes deste trabalho nos jornais, O Globo e O Dia, a fim de compreender como se dá a produção discursiva sobre os eventos. A investigação nos jornais se dá do dia 14 de junho a 01 de julho de 2013, e de 11 de junho a 14 de julho de 2014. Entendendo ainda o público jovem como sujeito social em formação, com identidade flexível e móvel, investiga-se como se dá seu envolvimento com futebol e manifestações ao observar 30 perfis de jovens fluminenses, estudantes de cursos no campo da comunicação social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e das Faculdades Integradas Hélio Alonso, na rede social Facebook. O mesmo período de coleta de dados dos jornais é utilizado para essa análise. O objetivo é analisar se e como as narrativas midiáticas do impresso e o discurso do jovem nas redes sociais operaram, ou não, a identificação e envolvimento do brasileiro com o esporte durante o evento. Seriam estes dissonantes? A questão central visa compreender como se dá esse processo por meio de histórias, imagens, textos e formas de consumo que possam alimentar as subjetividades que caracterizam o futebol como instrumento de identificação com o público jovem.

Palavras-chave: Identidade. Futebol. Jovens Fluminenses. Megaeventos. Protesto.

Abstract

The research aims to reflect about a possible confirmation of football as a symbolic constructive element of identity in Brazil during the Confederations Cup in 2013 and the 2014 World Cup. Analyzing the context of these sports events, takes into consideration the political protests of June 2013 that transformed the national political scene, when young people went to the streets, initially to manifest against the increase of public transport fares, and later with other guidelines and more adhesion, impacting in the accomplishment of the World Cup. Considering the participation of the press as a determining factor in the construction of identity based on football and its role in press coverage the 2013 protests, the journalistic narratives on O Globo and O Dia are mobilized in order to understand how the discursive production on the events happened. The research period in the newspapers ranged from June 14 to July 1, 2013, and from June 11 to July 14, 2014. Understanding the young people as a social public in formation, with a flexible and mobile identity the research investigates how they became involved with football and protests by observing 30 profiles of young students of comunication from Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro and Faculdades Integradas Hélio Alonso on the social network Facebook. The same period of previous data collection is used for this analysis. The objective is to analyze if and how the media narratives of the press and the discourse of the young person in the social networks operated, or not, the identification and involvement of the Brazilian people with the sport during the event. Were these dissonant? The central question is to understand how this process occurs through stories, images, texts and forms of consumption that can feed the mythologies that characterize football as an instrument of identification with the young audience.

Key words: Identity. Football. Young People. Events. Protest

Sumário

INTRODUÇÃO, 19

1 FUTEBOL, IDENTIDADE E MEGAEVENTOS DE 2013 E 2014 NO BRASIL, 27
1.1 Futebol, identidades e representações no Brasil: uma revisão, 29
1.1.1 A chegada do futebol no Brasil: início de uma construção identitária, 33
1.1.2 Seleção brasileira de futebol e Copa do Mundo, 40
1.2 A Copa volta para o Brasil: definindo o conceito de megaevento esportivo, 45
1.3 Cenário de consumo nos megaeventos: perspectivas para pensar engajamento, 48

2 DETALHE DE UM PERFIL: POR QUE O JOVEM, MEGAEVENTOS E MANIFESTAÇÕES?, 54
2.1 Por uma definição de juventude, 57
2.2 Perfil do Jovem Brasileiro, 62
2.3 Panorama do consumo midiático do jovem brasileiro, 65
2.3.1 Juventude fluminense conectada, 72

3 METODOLOGIA E CATEGORIAS PARA ANÁLISE DO CORPUS, 78
3.1 Introdução à fenomenologia em Ricoeur como método: mitos e representações do megaevento de futebol, 80
3.2 Análise Crítica do Discurso para formar categorias de análise, 84
3.2.1 Categorias para análise da imprensa, 87
3.2.2 Categorias para análise do Facebook, 93

4 A COPA DAS MANIFESTAÇÕES 2013, 99
4.1 Não foi só por 20 centavos: imprensa, jovem e Copa em tempos de #VemPraRua, 100
4.2 Movimento jovem no Facebook: observação e análise de postagens, 106
4.3 O Globo: recorte e análise, 130
4.4 O Dia: recorte e análise, 165

5 COPA DO MUNDO DE 2014, 202
5.1 Jovem e Copa do Mundo no Brasil: olhar sobre postagens no Facebook, 205
5.2 O Globo: recorte e análise, 222
5.3 O Dia: recorte e análise, 255

6 APROXIMAÇÃO OU CONTROVÉRSIA?, 287
6.1 Imprensa X Discurso Jovem: Reforço de representações do futebol nacional, 290
6.2 Fenomenologia e identidade: novo olhar sobre engajamento do jovem com o futebol, 301

CONCLUSÃO, 310

REFERÊNCIAS, 318
APÊNDICE A – Inventário de coleta do Jornal O Globo – 14 de junho a 01 de julho de 2013, 328
APÊNDICE B – Inventário de coleta do Jornal O Dia – 14 de junho a 01 de julho de 2013, 333
APÊNDICE C – Inventário de coleta do Jornal O Globo – 11 de junho a 14 de julho de 2014, 342
APÊNDICE D – Inventário de coleta do Jornal O Dia – 11 de junho a 14 de julho de 2014, 353
APÊNDICE E – Material coletado dos perfis dos jovens no Facebook – 2013 e 2014, 363

Referência

PEREIRA, Camila Augusta Alves. #NãoVaiTerCopa: Identidade, jovem e manifestações no Rio de Janeiro em 2013 e 2014. 2018. 381 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
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