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ISSN 2526-4494
Dossiê Torcedores e torcidas: história, gênero e outras formas de torcer

Negociações de sentido sobre os imperativos da masculinidade hegemônica na NFL: discursos da virilidade no consumo midiático do esporte

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Número

n. 2

Ano

2022

Volume

v. 7

Tema

Dossiê Torcedores e torcidas: história, gênero e outras formas de torcer

Páginas

p. 162-183

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Resumo

Posto que a cobertura midiática do futebol americano é historicamente articulada pelos imperativos da masculinidade hegemônica, o objetivo do artigo é analisar algumas convocações midiáticas para o consumo do esporte alicerçadas em discursos de inclusão de outras performatividades de gênero, a partir do exame dos processos interdiscursivos que legitimam essas produções. Iremos investigar como novos agenciamentos de gênero dialogam com a hipermasculinidade em produções da última década, a partir do cruzamento de discursos circulantes e suas formas próprias de negociação de sentidos. Para análise, escolhemos o comercial para a divulgação do Super Bowl LII chamado “Touchdown Celebrations to Come” e as representações midiáticas de jogadores que publicamente afirmam que possuem interesses, estilos de vida ou hobbies não vinculados à masculinidade hegemônica no esporte.

PALAVRAS-CHAVE:Consumo Midiático; Futebol Americano; Hipermasculinidade; In-terdiscurso.

Abstract

From the assumption that media coverage of American football is histor-ically articulated by imperatives of hegemonic masculinity, the objective of this ar-ticle is to analyze some media sport consumption convocation based on discourses of other gender performativity’s inclusion, from theexamination of the interdiscur-sive processes that legitimize these productions. We will investigate how new gen-der assemblages dialogue with hypermasculinity in last decade productions, based on the crossing of circulating discourses and their meanings negotiations. For anal-ysis, we selected the Super Bowl LII commercial called “Touchdown Celebrations to Come” and media representations of players who publicly claim to have interests, lifestyles, or hobbies not tied to hegemonic masculinity in sport.

KEYWORDS:Media Consumption; Football; Hypermasculinity; Interdiscourse. 

Referência

CASADEI, Eliza Bachega; STOREL, Thalita. Negociações de sentido sobre os imperativos da masculinidade hegemônica na NFL: discursos da virilidade no consumo midiático do esporte. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 162-183, 2022.
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