Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1980-6183

No país do futebol, como se ensina a jogar? Um estudo de revisão

Arquivos

Resumo

O objetivo da presente investigação consiste em identificar e descrever estudos empíricos nacionais que se debrucem sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol, em diferentes níveis de prática no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão do tipo overview em 39 periódicos nacionais (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos selecionados, produzidos em quatro regiões do Brasil, discutiram três principais temáticas: métodos de ensino; formação e atuação de treinadores; e prática dos atletas. Os achados alinham-se aos principais temas discutidos pela Pedagogia do Esporte, mas também apontam para uma importante lacuna na agenda investigativa da área, quanto a pesquisas que visam compreender os variados aspectos constituintes dos ambientes fute-bolísticos brasileiros.

Palavras-Chave: Metodologia; Iniciação; Teorias do Conheci-mento; Futebol.

Resumo (outro idioma)

El objetivo de esta investigación es identificar y describir los estudios empíricos nacionales que se centran en los procesos de enseñanza, experiencia, aprendizaje y entrenamiento de fútbol, en diferentes niveles de práctica en el contexto Brasileño. Se realizó una revisión general en 39 revistas nacionales (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre los años 2001 y 2021. Los 12 artículos seleccionados, producidos en cuatro regiones de Brasil, discutieron tres principales temas: métodos de enseñanza; formación y desempeño de entrenadores; y práctica de los atletas. Los hallazgos están en línea con los principales temas discutidos por la Pedagogía del Deporte, pero también apuntan a un importante vacío en la agenda investigativa del área, en cuanto a la investigación que tiene como objetivo comprender los diversos aspectos constitutivos de los entornos del fútbol brasileño.

Palabras-clave: Metodología; Iniciación; teorías del conocimiento; Fútbol.

Abstract

The aim of this investigation is to identify and describe studies national empirical studies that focus on the processes of teaching, experience, football learning and training, at different levels of practice in the context Brazilian. An overview review was carried out in 39 national journals (QUALIS CAPES 2013-2016, area 21), between the years 2001 and 2021. The 12 articles selected, produced in four regions of Brazil, discussed three main themes: teaching methods; formation and performance of coaches; and practice of athletes. The findings are in line with the main themes discussed by Sport Pedagogy, but also point to an important gap in the investigative agenda of the area, regarding the research that aims to understand the various constituent aspects of environments understand the various constituent aspects of Brazilian football environments.

Keywords: Methodology; Initiation; Knowledge Theories; Football.

Referência

SANTOS, Igor Oliveira dos; ALMEIDA, Matheus Grandim de; SILVA, Luís Felipe Nogueira; SIMARELLI, Paula; PAES, Roberto Rodrigues. No país do futebol, como se ensina a jogar? Um estudo de revisão. Pensar a Prática. Goiânia, v. 26, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A