Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0003-2573

“Not for sale”? A destruição e a reforma das comunidades futebolísticas na aquisição do Manchester United pelos Glazer

Periódico / Revista

Análise Social

Número

n. 179

Ano

2006

Páginas

p. 555-582

Arquivos

Resumo

O presente artigo explora os antecedentes, a cultura futebolística e a oposição por parte de muitos adeptos do Manchester United à aquisição do clube pela família norte-americana Glazer. Situa-se a luta contra o processo de aquisição no contexto de uma série de tendências que marcou a base de adeptos do United: a reafirmação da identidade local entre os apoiantes naturais de Manchester; a formação de diferentes grupos entre os adeptos; a natureza das respectivas comunidades. Analisa-se a incapacidade das organizações de adeptos altamente politizadas para impedirem a aquisição e consequente destruição da comunidade. E, para concluir, traça-se o processo de formação de um novo clube, propriedade dos adeptos — o FC United of Manchester, fundado por apoiantes descontentes e desiludidos do Manchester United —, à luz de diferentes abordagens teóricas ao conceito de «comunidade».

Palavras-chave: Economia do futebol, Futebol, Inglaterra

Resumo (outro idioma)

L’article exploite les antécédents, la culture footballistique et la dimension de l’opposition réalisée par maints supporters du Manchester United à l’acquisition de leur club par la famille Glazer, résidente aux Etats-Unis. Il situe la lutte contre le processus d’acquisition dans le contexte d’une série de tendances qui a marqué la base des supporters de l’United, dont notamment: la réaffirmation de l’identité locale parmi les supporters de l’United originaires de Manchester; la formation de différents groupes parmi ses souteneurs (Nash, 2000; Brown, 1998); la nature des communautés de supporters. L’auteur analyse l’incapacité des organisations de supporters hautement politisées et radicalisées à empêcher l’acquisition et la conséquente destruction de la communauté. Et, pour conclure, il trace le processus de formation d’un nouveau club de football, propriété des supporters — le FC United of Manchester, fondé par les souteneurs mécontents et déçus du Manchester United —, à la lumière de différentes approches théoriques du concept de «communauté».

Abstract

This paper will explore the background, fan culture and scope of the oppositional stance taken by many Manchester United fans to the corporate takeover of their club by the US-based Glazer family. The paper will situate the take-over battle within a number of trends within United’s fandom, namely: the reassertion of locality among United’s Mancunian fan base; the formations of fan groups at Manchester United (Nash, 2000; Brown, 1998); the nature of fan communities. The paper will explore the failure of highly politicised and radicalised fan organisations to stop the take over and the destruction of community that this entailed. It will conclude by exploring the formation of a new, fan-owned football club — FC United of Manchester, established by disaffected and disillusioned Manchester United fans —, and begin to situate this within different theoretical approaches to «community».

Referência

BROWN, Adam. “Not for sale”? A destruição e a reforma das comunidades futebolísticas na aquisição do Manchester United pelos Glazer. Análise Social. Lisboa, n. 179, p. 555-582, 2006.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A