Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O caso Juventude-Parmalat

Um estudo da co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing do esporte
Ano

1996

Faculdade/Universidade

Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria

Orientador(a)

Sérgio Carvalho

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

117

Arquivos

Resumo

Este trabalho analisa a co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing no esporte. Para isto utilizou, como objetivo de estudo, o segundo caso de co-gestão ocorrido no Brasil na modalidade esportiva futebol entre a Empresa Parmalat e Esporte Clube Juventude da cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Levantou-se dados sobre os co-gestores, bem como as ações decorrentes da implantação do processo através de entrevistas abertas e observação não –participante. Conclui-se que no caso Juventude-Parmalat, a co-gestão esportiva foi uma técnica para administrar a estratégia marketing no esporte da Empresa Alimentícia Parmalat e a estratégia marketing esportivo do Esporte Clube Juventude.

Abstract

This work deals with the sports co-administration as manager of sports marketing strategies and marketing in sport strategies. Its object is the second Brazilian case of co-administration in soccer, involving Parmalat enterprise and Juventude Sport Club from Caxias do Sul city in Rio Grande do Sul State, Brazil. Data werecolleted from the co-managers as well the actions resulting of the implatation of the process were gotten through by opened interviews and non-participant observation. It may be said that in the case of Juventude-Parmalat the strategy in sport for Parmalat and the sports marketing strategy for Juventude Sport Clube.

Referência

LOIS, Nicolas Caballero. O caso Juventude-Parmalat: Um estudo da co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing do esporte. 1996. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A