Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 19814275

O corpo e o esporte como estratégias de marketing da Bola de Neve Church

Número

n. 7

Ano

2010

Ano

2010

Área de concentração

História

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 35-52

Arquivos

Resumo

Neste artigo, procuro identificar como a prática de esportes, e também a corpolatria, ou supervalorização do corpo, parecem receber estímulos por parte da igreja neopentecostal Bola de Neve Church. Como observo, há por parte da igreja um discurso que flexibiliza os usos e costumes do fiel em relação à sua aparência, ao mesmo tempo em que procura disciplinar suas vontades sexuais. Nesta direção, entendo que tanto o corpo como os esportes trabalham como referentes discursivos, midiatizadores do discurso religioso da igreja e agenciadores da consolidação da mesma.

Abstract

In this article, I identify as the practice of sports, and also the corpolatria, or overvaluation of the body, seem to receive stimuli from the neopentecostal church Bola de Neve. As I noted, there by the church a speech that eases the habits and customs of the faithful about their appearance, while seeking discipline their sexual desires. In this sense, I believe that both the body and sports related work as discursive, spread in the media of religious discourse of the church and agents of the consolidation.

Referência

MARANHãO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque. O corpo e o esporte como estratégias de marketing da Bola de Neve Church. Oralidades: Revista de História Oral. São Paulo, n. 7, p. 35-52, 2010.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A