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ISSN 1676-3475

O desempenho dos perfis oficiais dos atletas olímpicos nas redes sociais como representação do “ciclo de vida” de um produto da indústria cultural

Periódico / Revista

Communicare

Número

n. 1

Ano

2018

Volume

v. 18

Páginas

p. 68-84

Arquivos

Resumo

Esse artigo propõe uma análise a partir das redes sociais digitais dos atletas medalhistas olímpicos durante os Jogos Rio 2016 e a sua evolução. Isto é discutido relacionando a teoria crítica da indústria cultural e do produto cultural com conceitos de marketing do ciclo de vida do produto e da cauda longa através de uma comparação visual gráfica. Como resultados, verificamos que o crescimento dos perfis oficiais dos atletas olímpicos analisados durante as competições Rio 2016 se aproximou do comportamento combinado da curva do ciclo de vida do produto e da cauda longa. Palavras-chave: Atletas olímpicos; Indústria cultural; Redes sociais; Comunicação.

Resumo (outro idioma)

Este artículo propone un análisis de las redes sociales de los atletas medallistas olímpicos durante los Juegos Río 2016 y su evolución. Esto se discute relacionando la teoría crítica de la industria cultural y sus productos con conceptos de marketing del ciclo de vida del producto y de la cola larga a través de una comparación visual gráfica. Como resultados, verificamos que el crecimiento de los perfiles oficiales de los atletas olímpicos analizados durante las competiciones Río 2016 se acercó al comportamiento combinado de la curva del ciclo de vida del producto y de la cola larga.

Palabras-clave: Atletas olímpicos; Industria cultural; Redes sociales; Comunicación.

Abstract

This article proposes an analysis based on the digital social networks handled by the Olympic medallist athletes during the Rio 2016 Games and the profiles’ evolution. This is discussed relating critical theory of the cultural industry and the cultural product with concepts from product marketing lifecycle and the long tail through a visual comparison through graphic representations. As results, we verified that the growth of the official profiles of the Olympic athletes analyzed during the Rio 2016 competitions approached the combined behavior of the product lifecycle and the long tail curve.

Key-words: Olympic athletes; Cultural industry; Social networks; Communication

Referência

TEIXEIRA, Carlos Roberto Gaspar; TIETZMANN, Roberto. O desempenho dos perfis oficiais dos atletas olímpicos nas redes sociais como representação do “ciclo de vida” de um produto da indústria cultural. Communicare. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 68-84, 2018.
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