Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

O Estatuto de Defesa do Torcedor e a questão da violência: Uma análise sobre a apreciação do lazer a partir dos torcedores de futebol

Arquivos

Resumo

Analisamos a relação entre o torcedor e o Estatuto de Defesa do Torcedor (EDT), especificamente, nos seus artigos que abordam a segurança. Avaliamos quantitativamente o texto do EDT que, direta ou indiretamente, referia-se à segurança, relacionando-o ao referencial teórico e analisamos 120 entrevistas respondidas por torcedores na pesquisa do Observatório do Torcedor em Belo Horizonte. Observamos que o EDT objetiva normatizar o esporte brasileiro, sobretudo em um dos principais problemas atuais do futebol: segurança. Concluímos que a violência é uma das maiores preocupações dos torcedores. Sendo assim o EDT prevê mecanismos para protegê-los nessa atividade de lazer.

Referência

SILVA, Silvio Ricardo da; MELO, Marcos de Abreu; ABRAHãO, Bruno Otávio de Lacerda; CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira; SANTANA, Thiago José Silva; NICáCIO, Luiz Gustavo; VIEIRA, Yuri Vitor Guimarães. O Estatuto de Defesa do Torcedor e a questão da violência: Uma análise sobre a apreciação do lazer a partir dos torcedores de futebol. 2007, Recife. XV CONBRACE & III CONICE. Congresso 2007.