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Dissertação

O estudante-atleta

Desafios de uma conciliação
Ano

2015

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

133

Arquivos

Resumo

A presente dissertação é parte integrante de um projeto de investigação mais amplo, envolvendo o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq) e o Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (UFRJ/CNPq), o qual tem investigado o processo de formação de atletas no esporte e a concomitância com o processo de escolarização. A questão específica que procuramos investigar no âmbito desse campo de pesquisa em construção diz respeito ao modo como jovens atletas de futebol, com idades entre 14 e 17 anos, integrantes das categorias de base do Avaí Futebol Clube e do Figueirense Futebol Clube, compreendem e se relacionam com a formação e o espaço escolar ao realizarem sua inserção profissional no futebol de maneira simultânea ao período de escolarização. Esse problema de pesquisa emerge da constatação de que, durante a juventude, os atletas devem dar conta de dois projetos de carreira: um no esporte, que exige uma vida ascética e regrada e intensa rotina de treinamento físico, técnico e de competições na busca pela profissionalização; e outro nos bancos escolares, que exige também dedicação, mas com graus variados e com exigências distintas, para obter a certificação escolar. Para entender a relação escola e atleta, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas públicas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Florianópolis, que possuem parcerias com o Avaí e o Figueirense para atendimento das demandas de escolarização dos atletas alojados nas dependências dos clubes. Ambas as escolas estão localizadas em bairros urbanos da cidade de Florianópolis, na parte insular e continental, próximas às instalações dos clubes de futebol acima referidos. O turno de funcionamento selecionado para observação foi o noturno, pois nele concentra-se a maior parte dos jovens das categorias de base alojados nos dois clubes investigados, e também porque representa a possibilidade para viabilizar as duas atividades, treino e escola, já que, durante o dia, os jovens realizam atividades de formação esportiva. Por meio de observações registradas em diário de campo, acompanhamos parte da rotina escolar de estudantes-atletas de 14 a 17 anos do sexo masculino, compreendendo as categorias sub-15 (infantil) e sub-17 (juvenil). Também foram realizadas entrevistas e conversas informais com gestores das escolas, funcionários do Avaí e do Figueirense (assistentes sociais, psicólogo e pedagogo) responsáveis pelos jovens alojados no clube e pela mediação entre as escolas e a comissão técnica das equipes, bem como com os jovens atletas que frequentavam o Ensino Médio nas instituições escolares pesquisadas. As observações e entrevistas constituem as fontes primárias desta investigação, mas também nos valemos de um instrumento secundário: um questionário aplicado com estudantes-atletas e estudantes não atletas da segunda escola investigada, para perceber relações, efeitos do comportamento e atitudes dos estudantes em relação à sala de aula. Nossos resultados indicam que a escolarização é uma escolha que no meio do futebol ainda não se enquadra como exigência para formação de um excelente atleta. Percebemos que atletas e trabalhadores encaram a escola como obrigação, no entanto, com sentidos diferentes: o primeiro grupo vê a escolaridade como uma imposição para permanecer no processo de formação esportiva, enquanto o segundo grupo encara-a como uma disposição, isto é, uma responsabilidade pessoal que faz a mediação entre o presente e o futuro. Os atletas, em razão de sua rotina de treinamento e viagens, além de sua socialização profissional, vivenciam uma descontinuidade em sua relação com a escola, com professores e com o conteúdo oferecido. A escola, por sua vez, com base naquilo que chamamos como “categorias de acusação”, como “desinteressados”, “descompromissados”, “bagunceiros” ou “alheios à escola”, tende a flexibilizar e compensar suas ações com estes jovens por não desejar atrapalhar ou dificultar ainda suas carreiras. O único ponto de inflexão da escola contra os atletas é o número exagerado de faltas, cujo excesso pode provocar a repetência.

Palavras-chave: Futebol; Formação esportiva; Escolarização; Estudante-atleta

Abstract

The present dissertation is an integrating part of a larger investigating project involving the Study and Research Education and Contemporary Society Core (UFSC/CNPq) and Research Education Laboratory Corp (UFRJ/CNPq), the one that has been researching the athletes’ formation in sports and concomitance with schooling process. The specific issue that we are investigating in this constructing research area is about the way young soccer athletes, between 14 and 17 years old, Avaí Soccer Club and Figueirense Soccer Club category base members, they understand and they relate to each other with the graduation and school´s space when they perform their professional insertion in soccer in a simultaneously way in a schooling period. This research issue merges from the finding that, during youth, they have to deal with two carrier projects: one of them in sports, that demands an acetic life, regulated and with an intense routine of physical, technical and competitions looking forward to professionalization; and in the other school areas, that also demands dedication, but with varied degrees and also different demands, to get school´s certification. To understand the relation between school and athlete, we have an ethnographic investigation in two public high schools from Florianopolis, that have partnership with Avaí and Figueirense to attend the schooling demand of athletes who are living in the club. Both schools are located in the city of Florianopolis, in the island and also in the continent, both close to Avai and Figuerense soccer club. The selected functioning shift was the one at night, because they have the bigger amount of young athletes from the base category living in both investigated clubs, and also because it represents the possibility to enable both activities, training and school, now that, during the day, the youth have sports training activities. From the registered information in our research´s diary, we followed the school´s routine of male studentsathletes from 14 – 17 years old, understanding the sub-15 (kids) and sub-17 (teens). There were also interviews an informal conversation with school´s manager, Avai´s and Figueirense´s staff (social workers, psychologists and teachers) responsible for the youth living in the club. By the mediation between the schools and the technical commission team, also the young athletes that attended high school in the researched schools. The observations and interviews are the primary base of this investigation, but we also had a secondary tool: a questionnaire given to the students- athletes and also non-athletes students from the second investigated school to notice the relations, behaviors and student´s attitudes related to the classroom. The result indicates that schooling, it´s a choice that in soccer still isn´t a requirement for the formation of an excellent athlete. We noticed that athletes and workers face schooling as an obligation, never than less, with different meaning: the first group sees schooling as an imposition, so they can stay in the sports training process, meanwhile, in the second group, they face schooling willing to do it, that means with personal responsibility that mediates between present and future. The athletes, because of their training routine and trips, besides their professional socialization, they live an discontinued relation with school, with teachers and the offered content. The school, then, based on what we call “accusing category”, such as, “uninterested”, “uncommitted”, “messy” or “indifferent to school”, tends to be flexible and compensates their actions with these youth for not wanting to disturb or make their carrier even harder. The only point not flexible in school against the athletes is the exaggerated number of missed classes, which can lead them to fail in school.

Key words: Soccer; sports training; Schooling; Student-athlete

Sumário

1 – INTRODUÇÃO, 11
1.1 – Pesquisar um campo em construção, 14
1.2 – Duas escolas e o estudante-atleta, 20

2 – DUAS REALIDADES E COMO OBSERVÁ-LAS, 27
2.1 – Dois clubes, 28
2.2 – As duas escolas, 32
2.3 – Entre os gols e as notas de avaliações: o olhar do pesquisador, 37
2.4 – Os entrevistados, 41

3 – O VESTIÁRIO E O BANCO ESCOLAR, 45
3.1 – Entidades/clubes formadores, 47
3.2 – A escola em segundo plano, 51
3.3 – Os atletas e as escolas, 58
3.4 – Estar no espaço escolar, 68
3.5 – Desempenho escolar dos atletas, 72
3.6 – Os professores e os atletas, 78
3.7 – Em sala de aula!, 84

4 – DUAS OPÇÕES: A BOLA E O LÁPIS, 93
4.1 – O mérito no esporte e na escola, 96
4.2 – Ensino noturno como opção, 103

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O FIM DO JOGO, 115

REFERÊNCIAS, 120
ANEXOS, 126

Referência

CONCEIçãO, Daniel Machado da. O estudante-atleta: Desafios de uma conciliação. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
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