Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1982-8918

O futebol de bairro como processo educativo não formal: um estudos de caso na cidade de Valdívia-Chile

Arquivos

Resumo

O propósito desta pesquisa foi compreender os processos de convivência de uma equipe de jogadores de futebol de bairro, o “Club de Fútbol Palestino Los Jazmines”, da cidade de Valdívia, no sul do Chile. Os investigadores realizaram uma intervenção na qualidade de professores das séries míni e infantil, na qual destacaram três jogadores como informantes-chave do estudo. Em uma primeira instância, se realizou uma revisão bibliográfica do tema, logo a partir de um desenho metodológico qualitativo baseado no paradigma sociocrítico, analisaram e interpretaram os dados registrados em diário de campo e nas entrevistas semiestruturadas aplicadas aos informantes-chave, seus pais e a presidenta do clube. Os resultados do estudo contribuíram para a caracterização das dinâmicas de relação social, assim como para a implementação e avaliação de uma proposta educativa não formal destinada a fortalecer a convivência da equipe.

Resumo (outro idioma)

El propósito de la investigación fue comprender los procesos de convivencia de un equipo de jugadores de fútbol de barrio, el “Club de Fútbol Palestino Los Jazmines” de la ciudad de Valdivia, en el sur de Chile. Se realizó una intervención en calidad de profesores de las series mini e infantil, en la cual se destacaron tres jugadores como informantes clave del estudio. En primer lugar, se realizó una revisión bibliográfica sobre el tema; luego, a partir de un diseño metodológico cualitativo basado en el paradigma socio-crítico, se analizaron e interpretaron los datos registrados en el diario de campo y en las entrevistas semiestructuradas aplicadas a los informantes clave, a sus padres y a la presidenta del club. Los resultados del estudio contribuyeron a la caracterización de las dinámicas de relación social y a la implementación y evaluación de una propuesta educativa no formal destinada a fortalecer la convivencia del equipo.

Abstract

This research tries to understand the processes of coexistence in a neighborhood football team – ‘Club de Fútbol Palestino Los Jazmines”, in the southern Chilean city of Valdivia. Researchers intervened as teachers of under-nine and juvenile football players and chose three players to be the key informants of the study. Firstly, a bibliographic review of the key themes was conducted. Then a methodological framework centered on a socio-critical paradigm was established, based on qualitative methodology, to analyze and interpret the data collected through a field diary and semi-structured interviews with the key informants. Results contributed to characterize the dynamics of social relations, and to implement and evaluate a non-formal educative proposal aimed at strengthening coexistence in the team.

Referência

OJEDA, Katherine Daniela Benilde Peña; HERNáNDEZ, Nicolás Ricardo Mujica; ARéVALO, Sergio Alejandro Toro. O futebol de bairro como processo educativo não formal: um estudos de caso na cidade de Valdívia-Chile. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 4, p. 1209-1222, 2016.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A