Resumo
O presente trabalho é uma reflexão socioantropológica sobre as mudanças ocorridas no modo de perceber o futebol como um exemplo da identidade cultural brasileira. O objetivo é demonstrar como tais mudanças são percebidas não como uma ruptura com alguns elementos constitutivos da tradição cultural brasileira, mas, sim, como uma reavaliação funcional de categoriais feita a partir da intensificação da lógica mercantil que passou a dominar o futebol mundial no período compreendido entre as décadas de 1970 e 1990.
Abstract
The present article is an anthropological reflection about the changes occurred in the way of to realize the football while an example of the Brazilian cultural identity. The goal is try to understand how such transformations are realize not like a rupture with the constitutive elements of the Brazilian culture, but yes, like a functional revaluation of categories made as from of intensification of the mercantile logical that passed to rule the world soccer on period that comprised between decades of 1970 and 1990.
Referência
BARBOSA, Attila Magno e Silva. O futebol e a sociedade global: uma reavaliação da identidade sociocultural brasileira.
Sociedade e Cultura. Goiânia, v. 10, n. 2, p. 173-186, 2007.