Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

O futuro da torcida: midiatização, mercantilização do futebol e resistência torcedora

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Edição do Congresso

2015

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

O artigo que segue se apoia nos objetivos da economia política e dos estudos culturais e tem como objetivo investigar a atual fase de mercantilização do futebol brasileiro, marcada pela realização da Copa do Mundo e do advento de 14 novas Arenas Multiuso. Para tanto, será resgatado o histórico de mercantilização do futebol, principalmente a partir de sua midiatização, que proporcionou a entrada sem precedentes de recursos, mas também onde detecta-se, de forma dialética, experiências de respostas dos torcedores, na luta pela manutenção de direitos e representatividade. Será feito então um resgate da bibliografia européia mais recente sobre o tema e serão apontadas experiências locais que merecem a atenção acadêmica.

Palavras-chave: Futebol; mercantilização; torcidas; midiatização; arenas

Referência

SANTOS, Irlan Simões da Cruz. O futuro da torcida: midiatização, mercantilização do futebol e resistência torcedora. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A