Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2175-8042

O impacto da atmosfera dos estádios nas intenções comportamentais: uma análise do futebol de Pernambuco

Periódico / Revista

Motrivivência

Número

n. 66

Ano

2023

Volume

v. 35

Páginas

p. 1-16

Arquivos

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o impacto da atmosfera do estádio nas intenções comportamentais dos espectadores de futebol em Pernambuco. Através de uma abordagem quantitativa, observacional de desenho e-survey. A amostra foi composta por 196 torcedores de clubes de Pernambuco. Os dados foram analisados por meio de uma regressão linear múltipla. O modelo foi considerado válido e foi responsável pela variância de 11% das intenções comportamentais. Constatou-se que apenas a dimensão Torcida foi considerada um preditor estatisticamente significativo das intenções comportamentais. Cabe ao gestor esportivo alinhar suas táticas de serviços ofertados, visando a ambientação do estádio positiva aos espectadores.

Palavras-chave: Marketing esportivo, Comportamento do consumidor, Qualidade de serviços

Resumo (outro idioma)

El objetivo del estudio fue analizar el impacto de la atmósfera del estadio en las intenciones de comportamiento de los espectadores de fútbol en Pernambuco. A través de un enfoque cuantitativo y observacional del diseño de encuestas electrónicas. La muestra estuvo compuesta por 196 hinchas de clubes de Pernambuco. Los datos se analizaron mediante regresión lineal múltiple. El modelo se consideró válido y fue responsable del 11% de varianza de las intenciones de comportamiento. Se encontró que solo la dimensión torcida fue considerada un predictor estadísticamente significativo de las intenciones de comportamiento. Corresponde al director deportivo alinear sus tácticas con los servicios ofrecidos, con el objetivo de crear un ambiente positivo en el estadio para los espectadores.

PALABRAS-CLAVE: Marketing deportivo; Comportamiento del consumidor; Calidad de servicios

Abstract

The objective of the study was to analyze the impact of the stadium atmosphere on the behavioral intentions of soccer spectators in Pernambuco. Through a quantitative, observational approach to esurvey design. The sample consisted of 196 fans from clubs in Pernambuco. Data were analyzed using multiple linear regression. The model was considered valid and was responsible for the 11% variance of behavioral intentions. It was found that only the Cheering groups dimension was considered a statistically significant predictor of behavioral intentions. It is up to the sports manager to align their tactics with the services offered, aiming at a positive atmosphere in the stadium for spectators.

KEYWORDS: Sports marketing; Consumer behavior; Quality of services

Referência

SILVA, Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da; MIRANDA, Yves; PEDROSO, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz. O impacto da atmosfera dos estádios nas intenções comportamentais: uma análise do futebol de Pernambuco. Motrivivência. Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1-16, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A