O tema deste trabalho versa sobre o podcast. Trata-se de um estudo de caso sobre a produção recifense 45 Minutos, de cobertura jornalística e discussões sobre o futebol nordestino. Em um cenário de expansão da mídia sonora podcast no Brasil, em que se busca a monetização de produções cada vez mais profissionais, a pesquisa investiga como a audiência da mencionada produção regional impacta sua autossustentabilidade. Foram adotadas duas hipóteses de pesquisa: 1) a audiência determina as escolhas da produção quanto à forma de captar recursos pelos produtores; 2) a audiência como elemento de expressão numérica utilizado para atrair patrocinadores. A investigação analisa a relação entre produtores e podouvintes, para identificar estratégias que contribuem para a manutenção da audiência e de captação de investimentos comerciais da produção regional. Entre as principais referências teóricas e conceituais usadas na pesquisa, estão Jenkins (2009), Flores (2014), Izuzquiza (2019) e Bontempo (2020). Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso em que foram analisados os 18 programas mais ouvidos do Podcast 45, entre 2015 e 2020; as interações nas três principais redes sociais e site, entrevistas em profundidade, dados do mídia kit e do Clube 45 de assinatura de ouvintes. Depois da análise de dados, por categorização e descrição, foi possível concluir que as hipóteses foram parcialmente confirmadas e que novos elementos surgiram ao longo da análise. A audiência orienta, mas não determina, as escolhas da produção quanto à forma de captar recursos, e os números da audiência são indispensáveis na apresentação do projeto comercial, porém, o que está implícito neles é a influência dos podcasters sobre o público. Desta forma, o estudo pretende nortear produções sonoras quanto aos aspectos da sustentabilidade e da construção da audiência, colaborando para o fortalecimento do mercado de podcasts, em especial, no Nordeste brasileiro.
Palavras-Chave: Podcast, jornalismo independente, mídia sonora, audiência, monetização, autossustentabilidade.