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Dissertação

O jogador de futebol profissional do estado do Rio de Janeiro

Aspectos sociais, educacionais e de formação básica
Ano

1996

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

102

Arquivos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar aspectos característicos de atletas de futebol profissional do estado do Rio de Janeiro, relacionados a fatores sociais, educacionais e de formação básica dos mesmos. Para isso, investigou-se a classe socioeconômica e a formação destes atletas nos seus respectivos clubes, no período em que se encontravam nas categorias de base, além de seus atuais níveis de escolaridade. Os sujeitos estudados foram jogadores pertencentes às 6 melhores equipes de futebol do referido estado. O instrumento utilizado no estudo foi um questionário contendo 37 perguntas e o tratamento estatístico realizado foi uma análise descritiva simples. O resultado da pesquisa parece indicar que o jogador de futebol profissional de primeira linha do estado do Rio de Janeiro não advém de classes sociais tão desfavorecidas. A maioria provém da capital do estado citado e quase metade do total, 48,37%, tem origem no interior do mesmo estado ou fora deste. Pertence a uma classe média e o nível de escolaridade dos pais, quando iniciaram no futebol, pode ser considerado bom, o mesmo acontecendo com o dos próprios jogadores na atualidade, levando-se em consideração a realidade educacional brasileira. A maior parte dos atletas somente estudavam quando iniciaram no futebol sistematicamente e o fizeram na faixa etária entre 14 e 18 anos, que pode ser considerada alta a para maioria dos especialistas em treinamento de jovens atletas de futebol. A média de idade dos jogadores estudados foi de 23,83 anos e a idade na qual jogaram pela primeira vez em uma equipe de profissionais foi de 18,70 anos, o que poderia vir a acarretar uma especialização precoce por parte destes atletas. Os jogadores tiveram a formação básica dada, principalmente, por profissionais com graduação em Educação Física e acreditam que o treinador que tenha esta formação profissional, acrescida do fato de ter sido um atleta deste desporto, é o que tem o perfil ideal para a função, seja qual for a faixa etária. No entanto, concordam que os melhores profissionais deveriam atuar nas categorias de base e que estas contribuem de maneira importante para a ascensão à categoria de profissionais, principalmente de uma equipe considerada grande de nosso futebol. A maioria dos atletas não consegue conciliar treinamentos e jogos com os estudos, por isso estes não tiveram continuidade. Porém, um percentual bastante significativo pretende retornar e, de preferência, concluir um curso superior, pois consideram muito importante a formação escolar para o atleta de futebol e que esta tem a possibilidade de auxiliá-los dentro e fora de campo. Por fim, para a maioria dos atletas estudados, o mais importante para um jogador de futebol ser bem sucedido profissionalmente é a sua formação nas categorias de base , vindo, em segundo plano, a necessidade pessoal de ascender na vida.

Abstract

The aim of this dissertation was to identify and analyze the characteristics of the professiona! soccer athletes from Rio de Janeiro. These characteristics are reiated not only to social and educational aspects, but also related to their basic development. For this reason, the athletes’ social economical class and their development were investigated in their respective clubs when they were in base categories; besides their actual levei of education. The soccer players analyzed belonged to the best football teams of Rio de Janeiro. The methodoiogy used in the investigation of this study was a questionary with 37 questions and the statistics done was based on simple descriptive analysis. The outcome of this research seems to indicate that the professional soccer player from Rio de Janeiro is not from low classes. The majority comes from the capital and almost half of the total, 48, 37% comes from the country or abroad; they belong to the middle class and their parents’ school levei, when they started playing, can be considered good. The same happens with the actual players, taking in accountthe educational system of Brazil. The great number of athletes only studied when they started to play soccer systematically. It occurred when they were at the age of fourteen and eighteen years old, which can be considered high for some specialists who are training young soccer athletes. The average of the soccer player’s age was 23,83 years and the average when they piayed for the first time in professional teams was 18,70 years. Consequently, it can cause a precocious specialization to these athletes. The soccer players had their basic development by Physical Education professionais and they beiieve that coachs who have this qualification; and besides this who was soccer athletes, are the ones who have the perfect profile to this function, no matter what age. However, they agree that the best professionais should act in base categories which contribute to their ascension to professional categories, mainly to the clubs which are considered the most important in our football. The majority of the athletes are not able to conciliate training and games with their studies. That is why they did not continue them. However a significant percentage of these athletes want to return and conclude the superior course, because they consider the graduation course very important to their soccer player career and it can heip them inside and outside the soccer camp. To the majority of these athletes analyzed, the most important thing for them ts to succeed professionally in their base categories and in second plan their necessity of personal ascension in tife.

Sumário

Capítulo
I. O PROBLEMA, 01
Introdução
Objetivo do Estudo
Importância do Estudo
Questões a Investigar
Delimitação do Estudo
Definição de Termos

II. REVISÃO DE LITERATURA, 10
Interpretação Histórica da Prática do Futebol em Diversas
Etapas do seu Desenvolvimento no Brasil e no Mundo
Aspectos Sociais , Políticos e Culturais da Prática do Futebol
Visão sobre a Anualidade Educacional dos Atletas de Futebol
Educação, Desenvolvimento e Formação de Treinadores
O Processo Formativo-educacional nas Categorias de Base

III. METODOLOGIA, 116
Modelo do Estudo
Sujeitos do Estudo
Instrumentação
Coleta de Dados
Tratamento Estatístico
Pressupostos Metodológicos
Limitações do Método

IV. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS, 124

V. CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES, 158

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 166

Referência

CARVALHO FILHO, Jose Veiga de. O jogador de futebol profissional do estado do Rio de Janeiro: Aspectos sociais, educacionais e de formação básica. 1996. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.
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