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Dissertação

O lance é recordar

Os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema
Ano

2024

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

169

Arquivos

Resumo

O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos (WINTER, 2006) na medida em que os elementos do passado vão estar cada vez mais presentes na sociedade ocidental, o que Huyssen (2000) chamou de cultura da memória. Nos gramados do futebol e do cinema é possível observar o fenômeno olhando para a produtora G7 Cinema. A empresa comercializou 10 documentários sobre experiências passadas de times de futebol. Dado o apito inicial, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: como os usos dos testemunhos de torcedores colaboram na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema? No trabalho, treinamos os conceitos de memória com base em Jan Assmann (2016), Aleida Assmann (2011) e Joël Candau (2021) batendo uma bola com o conceito de identidade sob o olhar de Stuart Hall (2006, 2009) e Manuel Castells (1999). Também discutimos o documentário enquanto mídia de memória com base em Aleida Assmann (2011) e Cássio Tomaim (2016). Como procedimento metodológico, realizamos as seguintes movimentações de pesquisa: exploratória, bibliográfica, documental e de análise fílmica. Ao jogar o jogo podemos apontar como resultado, que nos filmes Fiel – O Filme (2009), Soberano – Seis Vezes São Paulo (2010) e Supremacia Vermelha – 100 anos de Grenal (2010) os usos dos testemunhos de torcedores, nas dimensões da direção de arte, direção de fotografia e montagem acentuam elementos simbólicos de pertencimento dos clubes. Ao passo que as recordações dos torcedores se transformam em memórias comunicativas, suportadas e preservadas em mídias de memórias, como nos documentários aqui analisados, roteirizadas no intuito de conectarem sentimentos e experiências vividas em torno de momentos históricos dos clubes de futebol, podemos afirmar que essas produções audiovisuais buscam nas memórias afetivas dos torcedores elementos que entrelaçam memórias individuais e memórias coletivas no sentido de transmissão de uma memória cultural dos clubes de futebol em torno de um passado comemorativo.
 
Palavras-chave: Testemunho. Memória. Identidade. Futebol. Documentário.
 

Abstract

This work puts into play the memories and identities of football times in cinema, with the characteristic of the culture of memory as the background flag. From 1980 onwards, memories will gain more and more fields (WINTER, 2006) as elements of the past will be increasingly present in Western society, what Huyssen (2000) called the culture of memory. On the football and cinema pitches it is possible to observe the public looking at the production company G7 Cinema. The company sold 10 documentaries about past football experiences. Given the opening whistle, we seek to answer the following research problem: how do the uses of fans’ testimonies contribute to the construction of memories and identities of football times in G7 Cinema’s documentaries? In the work, we train the concepts of memory based on Jan Assmann (2016), Aleida Assmann (2011) and Joël Candau (2021) playing with the concept of identity under the eyes of Stuart Hall (2006, 2009) and Manuel Castells (1999). We also discuss documentary as a memory medium based on Aleida Assmann (2011) and Cássio Tomaim (2016). As a methodological procedure, we carried out the following research movements: exploratory, bibliographic, documentary and film analysis. When playing the game we can point out as a result, that in the films Fiel – O Filme (2009), Soberano – Seis Vezes São Paulo (2010) and Supremacia Vermelha – 100 anos de Grenal (2010) the uses of fans’ testimonies, in the dimensions of art direction, photography direction and editing accentuate symbolic elements of club membership. As fan recordings become communicative memories, supported and preserved in memory media, as in the documentaries analyzed here, scripted with the aim of connecting feelings and vivid experiences around historical moments of football clubs, we can state that These audiovisual productions seek in the affective memories of fans elements that intertwine individual memories and collective memories in the sense of transmitting a culture of football clubs around a commemorative past.

Keywords: Testimony. Memory. Identity. Soccer. Documentary.

Sumário

1 AQUECIMENTO: INTRODUÇÃO, 14

2 TREINANDO OS CONCEITOS DE CULTURA E IDENTIDADE, 23
2.1 FUTEBOL, TORCEDOR E IDENTIDADE, 29

3 BATE BOLA ENTRE DOCUMENTÁRIO E MEMÓRIA, 45
3.1 MEMÓRIA E TESTEMUNHO, 47
3.2 CULTURA DA MEMÓRIA E CINEMA DOCUMENTÁRIO, 56
3.3 DOCUMENTÁRIO, VOCAÇÃO SOCIAL/COMERCIAL E A G7 CINEMA, 67

4 ESQUEMA TÁTICO: MOVIMENTAÇÕES NO CAMPO METODOLÓGICO, 74
4.1 ANÁLISE FÍLMICA NA PRANCHETA, 91

5 O JOGO É JOGADO: O USO DOS TESTEMUNHOS DOS TORCEDORES, 108
5.1 FIEL – O FILME, 108
5.2 SUPREMACIA VERMELHA – 100 ANOS DE GRENAL, 116
5.3 SOBERANO – SEIS VEZES SÃO PAULO, 133
5.4 RESULTADOS: MEMÓRIAS E IDENTIDADES DOS CLUBES A PARTIR DOS TORCEDORES, 149

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 154
REFERÊNCIAS, 156

 
 

Referência

MEDEIROS, Julian Andrey Muniz de. O lance é recordar: Os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema. 2024. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2024.
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