Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2965-3215

“O Pior Time do Mundo” vem ganhando? Repercussão da gestão de uma marca esportiva liderada por fãs nas redes sociais

Arquivos

Resumo

A gestão esportiva tem se adaptado às novidades de comunicação e marketing estabelecidas nas interações das redes socais. Dentre as principais estratégias inovadoras, destacam-se a incorporação da atuação de torcedores-fãs na promoção e divulgação das marcas na ambiência online, que permitem ampliar as fontes de receitas das organizações esportivas. Neste contexto, o presente estudo busca compreender as maneiras que a imprensa repercute a gestão de uma marca esportiva intimamente associada a atuação de seus fãs nas redes sociais. Para tanto, realiza um estudo de caso acerca das notícias veiculadas entre 2014 e 2023 que tratam do Íbis Sport Club, popularmente conhecido como “o Pior Time do Mundo”. Através de uma Análise de Conteúdo Reflexiva, foi possível observar dois âmbitos principais: o fortalecimento da marca esportiva graças aos conteúdos e parcerias propiciados pelas redes sociais; a reformulação das estratégias de gestão esportiva a partir das receitas e oportunidades mercadológicas alcançadas nas plataformas digitais. Assim, o estudo conclui que independentemente dos resultados dentro de campo, os clubes esportivos devem recorrer paras uma gestão interacional nas redes sociais com auxílio de seus fãs para que consigam aprimorar a percepção da sociedade sobre sua marca e, consequentemente, ampliar suas fontes complementares de renda.

 

Palavras-Chaves: Íbis Sport Club, Gestão de Marcas Esportivas, Análise de Conteúdo Reflexiva, Torcedores-Fãs.

Abstract

Sports management has adapted to communication and marketing innovations inspired by social networks. Among the main innovative strategies, the incorporation of supporter-fans in the promotion and dissemination of brands in the online environment stands out, which expands the sources of income of sports organizations. In this context, the present study seeks to understand how the press affects the management of a sports brand closely associated with the performance of its fans on social networks. To this end, it conducts a case study on the news published between 2014 and 2023 that deal with the Íbis Sport Club, popularly known as “the Worst Time in the World”. Through a Reflective Content Analysis, it was possible to observe two main areas: the strengthening of the sports brand thanks to the contents and partnerships provided by social networks; the reformulation of sports management strategies based on revenues and market opportunities achieved on digital platforms. Thus, the study concludes that regardless of the results on the field, sports should continue to manage interaction on social networks with the help of their fans to improve society’s perception of their brand and, consequently, expand their complementary sources of income.

Keywords: Íbis Sport Club, Sport Brand Management, Reflective Content Analysis, Supporter-Fans.

Referência

MOURA, Bruno Melo; SANTOS, Cassio Felipe Ferreira; CARVALHO, Nathália Costa; SILVA, Jadson Freire da. “O Pior Time do Mundo” vem ganhando? Repercussão da gestão de uma marca esportiva liderada por fãs nas redes sociais. Revista Universitária Brasileira. v. 1, n. 2, p. 11-26, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A