Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

O produto futebol no discurso da mídia: Do “Rei” Pelé e “Deus” Maradona ao Messi “PlayStation”

Ano

2011

Tema

Congresso

Nome do congresso

XVII CONBRACE & IV CONICE

Cidade

Porto Alegre - RS

Páginas

p. 1-10

Arquivos

Resumo

Em 6 de abril de 2010, após a partida em que sua equipe, o Arsenal, da Inglaterra, foi goleada pelo Barcelona, da Espanha, por 4 a 1, o treinador Arsene Wenger, em entrevista à imprensa, qualificou o atleta Lionel Messi, da equipe espanhola, como “um jogador de PlayStation. Os ídolos do futebol do passado, como Pelé e Maradona, foram qualificados, quando jogavam, como, respectivamente, “Rei” e “Deus”. Os ídolos do esporte, na cultura pós-moderna, têm suas imagens associadas a produtos ou empresas globalizadas. O objetivo do nosso trabalho é averiguar as relações existentes entre o esporte, e seu universo, e a chamada cultura “pop”, voltada para a construção de signos, destinados a incentivar o consumo do entretenimento esportivo. É nossa intenção analisar como os meios de comunicação de massa, em especial os digitais, contribuem para a mercantilização do futebol e sua inserção no universo dessa cultura “pop”.

Referência

ROCCO JúNIOR, Ary José. O produto futebol no discurso da mídia: Do “Rei” Pelé e “Deus” Maradona ao Messi “PlayStation”. 2011, Porto Alegre - RS. XVII CONBRACE & IV CONICE. Congresso 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A