Este trabalho analisa o programa “sócio-torcedor” do Sport Clube Internacional de Porto Alegre-RS. Os objetivos são investigar as novas relações entre clubes e torcedores na fase atual do futebol-negócio e identificar os mecanismos adotados pelo SC Internacional para conseguir e manter a fidelização dos clientes (torcedores). Trata-se de uma modalidade especial de pertencimento clubístico sintonizada com o empresariamento e a comercialização do espetáculofutebolístico. A metodologia utilizada mescla técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Livros, jornais, revistas e sites são as principais fontes de informações. O programa “sóciotorcedor” apresenta-se como uma excelente fonte de renda para os clubes, pois as mensalidades pagas pelos torcedores associados representam uma garantia de receitas, pois atualmente cerca de 30% das receitas do SC Internacional são oriundas das contribuições dos sócios. O clube gaúcho adotou o modelo europeu que se caracteriza pelo fato dos sócios participarem mais efetivamente da vida do clube, inclusive tendo direito a voto, além de outros benefícios como o direito a entrada no estádio sem ingresso (associado antigo, remido, paraninfo e dono de cadeira perpétua, não pagam ingresso), preferência na compra dos ingressos e descontos especiais na compra de produtos licenciados do clube. Atualmente, 50% dos sócios do Internacional são da Capital, 15% da Região Metropolitana, 30% do Interior e 5% de fora do Estado (Fonte: Internacional, 2009).