Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-7070
Dossiê Comunicação e Esporte

O que está em jogo no jogo? Reflexões sobre a transformação do futebol em um grande negócio

Periódico / Revista

Comunicação Mídia e Consumo

Número

n. 21

Ano

2011

Volume

v. 8

Tema

Dossiê Comunicação e Esporte

Páginas

p. 53-65

Arquivos

Resumo

Trata o texto de considerações sobre a transformação sofrida pelo futebol a partir do momento que ele se tornou um grande negócio. Cientes do filão comercial que se escondia por trás da paixão dos torcedores pelo seu clube, empresas, empresários e alguns times, além da mídia, começaram um processo (a princípio irreversível) de mercantilização do esporte. Se o que aconteceu tende a se ampliar, o que se questiona aqui é no que esse processo interfere no jornalismo, a cobertura esportiva e todos os preceitos que norteiam o exercício da profissão. Até que ponto, sob a “desculpa” da audiência a ser alcançada, não está se fazendo um outro jogo?

Palavras-chave: Jogo. Futebol. Moda. Negócios. Mídia.

Resumo (outro idioma)

Trata el texto de consideraciones sobre la trasformación sufrida por el futbol desde el momento en que él se trasformó en un gran negocio. Sabedores de lo “potencial” comercial que se escondía por detrás de la pasión de los incha por sus clubs, empresas, empresarios y algunos equipos además de la midia, empezaron un proceso (inicialmente ou a priori, irreversible) de mercantilización del “futbol”. ¿Hasta que punto, bajo la “disculpa” de audiencia a ser atingida no se está haciendo otro juego?

Palabras-clave: Juego. Futbol. Moda. Negocios. Midia.

Abstract

This article intends to discuss the changes in soccer from the moment it became a major business. Aware of the great market segment hidden behind the fans’ passion for their clubs, enterprises, businesspeople and some teams, in addition to the media, started a process of soccer’s commercialization. To what extent, under the “excuse” that the audience needs to be reached, another type of game is not being played?

Keywords: Match. Soccer. Fashion. Business. Media.

Referência

GUERRA, Márcio de Oliveira. O que está em jogo no jogo? Reflexões sobre a transformação do futebol em um grande negócio. Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo, v. 8, n. 21, p. 53-65, 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A