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ISSN 2675-8067

O rádio esportivo e as relações de conflito nas mensagens enviadas pela audiência em plataformas digitais

Número

n. 1

Ano

2023

Volume

v. 14

Páginas

p. 28-46

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa visa compreender os tipos de relações de conflito que emergem nas mensagens enviadas por ouvintes/internautas em programas de rádio esportivo. Como objeto de estudo, analisamos a experiência do programa Toque Esportivo, da rádio O POVO/CBN, de Fortaleza. A discussão está inserida no contexto do rádio expandido e hipermidiático (LOPEZ, 2010; KISCHINHEVSKY, 2016) e das conversações em rede (RECUERO, 2012) que se desenvolvem em plataformas digitais. A partir de uma análise de conteúdo (BARDIN, 2004), com base no acervo sonoro e digital dos programas, identificamos quatro tipos principais de relações de conflito dentro dessa experiência de programa esportivo no rádio: a) entre torcedores, b) entre torcedores e clubes, c) entre torcedores e imprensa e d) entre torcedores e demais atores envolvidos no futebol.  Para a construção deste modelo, consideramos que a relação conflituosa tem origem no sentimento passional do torcedor em se manifestar através de expressões verbais ríspidas ou de tom jocoso direcionadas a determinados agentes que podem fazer oposição a ele ou mexer com o seu sentimento, como destaca Gastaldo (2005).

PALAVRAS-CHAVE: radiojornalismo, rádio esportivo, conflito, audiência, plataformas digitais

Resumo (outro idioma)

Esta investigación tiene como objetivo comprender los tipos de relaciones de conflicto que emergen en los mensajes enviados por los oyentes/internautas en los programas deportivos de radio. Como objeto de estudio, analizamos la experiencia del programa Toque Esportivo, en la emisora O Povo/CBN, en Fortaleza. A partir de un análisis de contenido, basado en los activos sonoros y digitales de los programas, identificamos cuatro tipos principales de relaciones conflictivas dentro de esta experiencia de un programa deportivo en la radio: a) entre aficionados, b) entre aficionados y clubes, c) entre aficionados y prensa y d) entre aficionados y otros actores implicados en el fútbol. Para la construcción de este modelo, consideramos que la relación conflictiva se origina en el sentimiento pasional del hincha para manifestarse a través de expresiones verbales ásperas o con un tono jocoso dirigido a ciertos agentes que pueden oponerse a él o meterse con su sentimiento.

Palabras clave: Periodismo radiofónico; Radio deportiva; Conflicto; Audiencia judicial; Plataformas digitales

Abstract

This research aims to understand the types of conflict relations that emerge in the messages sent by listeners/internet users in sports radio programs. As an object of study, we analyze the experience of the Toque Esportivo program, on the radio station O Povo/CBN, in Fortaleza. From a content analysis, based on the sound and digital assets of the programs, we identified four main types of conflict relations within this experience of a sports program on the radio: a) between fans, b) between fans and clubs, c) between fans and the press and d) between fans and other actors involved in football. For the construction of this model, we consider that the conflicting relationship originates in the fan’s passionate feeling to manifest itself through harsh verbal expressions or with a joking tone directed at certain agents who can oppose him or mess with his feeling.

Keywords: Radio journalism; Sports radio; Conflict; Court hearing; Digital platforms

Referência

BALACó, Bruno; PATRíCIO, Edgard. O rádio esportivo e as relações de conflito nas mensagens enviadas pela audiência em plataformas digitais. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora. Mariana, v. 14, n. 1, p. 28-46, 2023.
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