Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

O uso das redes sociais como estratégia de marketing nos clubes de futebol do Rio de Janeiro

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-11

Arquivos

Resumo

Este artigo visa contextualizar e analisar as redes sociais como estratégia de Marketing dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro: Botafogo de Futebol e Regatas, Clube de Regatas Flamengo, Clube de Regatas Vasco da Gama e Fluminense Football Club. Foi feita uma pesquisa bibliográfica a partir de livros e artigos que tratam das redes sociais, do Marketing e do futebol. Ademais, a relevância deste artigo se vale pela temática das redes sociais como instrumentos de Marketing e o pouco estudo sobre o futebol no Brasil, considerado por vários setores como parte da cultural nacional. Os dados mostram que os clubes ainda não lidam plenamente com essas ferramentas, em prol da ativação da marca com os seus torcedores, a fim de fidelizá-los.

Palavras-chave: Marketing; redes sociais; futebol; estratégia

Referência

SALLES, Leonardo Ribeiro; CASTRO JUNIOR, Joel de Lima Pereira. O uso das redes sociais como estratégia de marketing nos clubes de futebol do Rio de Janeiro. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A