O artigo tem como objetivo analisar as possibilidades da relação entre ensino de História e o esporte para desenvolver uma educação antirracista. Para tal, nos debruçaremos sobre a importância da Lei 10639/03, seus avanços e desafios, tratando a questão racial como elemento central do texto. Partindo deste ponto, realizaremos uma breve análise da história do Futebol, compreendendo aspectos históricos do futebol associados a questão racial e a história do tempo presente, relacionando os problemas raciais vivenciados nos estádios de futebol do Brasil e do mundo com a sociedade brasileira. Por fim, analisaremos a implementação do componente curricular eletivo “Como o futebol explica a sociedade?”, enfatizando os debates sobre racismo nos estádios e no esporte em geral, em escola estadual localizada na cidade de São Lourenço da Mata, situada no estado de Pernambuco, em que acompanhamos o desenvolvimento da disciplina a partir de estudo quantitativo. Concluímos que o aproveitamento da disciplina foi fundamental para a mudança na concepção dos alunos em relação a questões do cotidiano, fazendo com que eles mudassem sua perspectiva em relação a casos de racismo na sociedade brasileira.
Keywords: education, history teaching, racism, soccer.