Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1989-4155

O uso do esporte para uma educação antirracista: uma análise da relação entre ensino de história e futebol na prática docente

Número

n. 4

Ano

2024

Volume

v. 16

Páginas

p. e4079

Arquivos

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as possibilidades da relação entre ensino de História e o esporte para desenvolver uma educação antirracista. Para tal, nos debruçaremos sobre a importância da Lei 10639/03, seus avanços e desafios, tratando a questão racial como elemento central do texto. Partindo deste ponto, realizaremos uma breve análise da história do Futebol, compreendendo aspectos históricos do futebol associados a questão racial e a história do tempo presente, relacionando os problemas raciais vivenciados nos estádios de futebol do Brasil e do mundo com a sociedade brasileira. Por fim, analisaremos a implementação do componente curricular eletivo “Como o futebol explica a sociedade?”, enfatizando os debates sobre racismo nos estádios e no esporte em geral, em escola estadual localizada na cidade de São Lourenço da Mata, situada no estado de Pernambuco, em que acompanhamos o desenvolvimento da disciplina a partir de estudo quantitativo. Concluímos que o aproveitamento da disciplina foi fundamental para a mudança na concepção dos alunos em relação a questões do cotidiano, fazendo com que eles mudassem sua perspectiva em relação a casos de racismo na sociedade brasileira.

Keywords: education, history teaching, racism, soccer.

Resumo (outro idioma)

El artículo tiene como objetivo analizar las posibilidades de la relación entre la enseñanza de la Historia y el deporte para desarrollar la educación antirracista. Para ello, nos centraremos en la importancia de la Ley 10639/03, sus avances y desafíos, tratando la cuestión racial como un elemento central del texto. A partir de este punto, realizaremos un breve análisis de la historia del Fútbol, comprendiendo aspectos históricos del fútbol asociados a cuestiones raciales y la historia de la actualidad, relacionando los problemas racialesvividos en los estadios de fútbol de Brasil y del mundo con Sociedad brasileña. Finalmente, analizaremos la implementación del componente curricular optativo “¿Cómo el fútbol explica la sociedad?”, con énfasis en los debates sobre el racismo en los estadios y en el deporte en general, en una escuela pública ubicada en la ciudad de São Lourenço da Mata, ubicada en el estado de Pernambuco, en el que acompañamos el desarrollo de la disciplina a partir del estudio cuantitativo. Concluimos que el uso de la asignatura fue fundamental para cambiar la concepción de los estudiantes sobre cuestiones cotidianas, llevándoles a cambiar su perspectiva en relación a los casos de racismo en la sociedad brasileña.

Palabras clave: educación, enseñanza de historia, racismo, fútbol. 

Abstract

The article aims to analyze the possibilities of the relationship between History teaching and sport to develop anti-racist education. To this end, we will focus on the importance of Law 10639/03, its advances and challenges, treating the racial issue as acentral element of the text. Starting from this point, we will carry out a brief analysis of the history of Football, comprising historical aspects of football associated with racial issues and the history of the present time, relating the racial problemsexperienced in football stadiums in Brazil and around the world with Brazilian society. Finally, we will analyze the implementation of the elective curricular component “How does football explain society?”, emphasizing debates about racism in stadiums andin sport in general, in a state school located in the city of São Lourenço da Mata, located in the state of Pernambuco, in which we follow the development of the discipline based on quantitative study. We concluded that the use of the subject was fundamental for changing the students’ conception of everyday issues, causing them to change their perspective in relation to cases of racism in Brazilian society.

Keywords: education, history teaching, racism, soccer.

Referência

FRANCISCO, Igor Lapsky da Costa; GUEDES, Aureliano Soares. O uso do esporte para uma educação antirracista: uma análise da relação entre ensino de história e futebol na prática docente. Cuadernos De Educación Y Desarrollo. v. 16, n. 4, p. e4079, 2024.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A