Não há dúvidas de que o esporte é um fenômeno social de grande relevância. Tal é a sua importância para a sociedade que a prática esportiva hoje, tem-se tornado a “expressão hegemônica” no contexto das práticas de movimento. Portanto, se todo e qualquer processo de formação do ser humano visa ao desenvolvimento pleno, então o esporte enquanto atividade social, desenvolvido por princípios e referenciado por objetivos, se vê pautado por um quadro de valores indispensáveis à formação humana. Este trabalho tem como objetivos: a) discutir a
pedagogia e a pedagogia do esporte, dando subsídios para uma prática pedagógica em esporte mais inclusiva; b) argumentar em defesa de uma compreensão teórico-epistemológica mais complexa do esporte, contrapondo as visões simplistas e reducionistas de ensinar e pensar esporte para crianças e jovens; c) discutir que valores devem reger o desenvolvimento do esporte na atual conjuntura social, refletindo sobre o papel que o esporte deve representar na construção de novos valores sociais e morais e, por fim; d) realizar alguns apontamentos a respeito do novo enquadramento axiológico no esporte para crianças e jovens.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia do esporte; sociologia do esporte; formação e conduta humana; complexidade; epistemologia.