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Congresso

“Oh, o Galo é o meu amor”: Sonoridades, performances torcedoras e trabalho afetivo em jogos de futebol do Clube Atlético Mineiro

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

Neste artigo buscamos observar algumas das diferentes formas como o afeto amoroso aparece durante as partidas de futebol. Nestas dinâmicas afetivas, os torcedores modulam seus sentimentos a partir da manipulação de sonoridades, não só no que diz respeito a seus conteúdos, mas também a seus parâmetros acústicos, de intensidade, frequência e espacialidade. Assim, as sonoridades das performances torcedoras constituem um conjunto de tecnologias sensíveis que viabilizam o trabalho afetivo de (des)articulação de laços e grupos sociais nas arquibancada, de (des)incentivo dos jogadores em campo em torno do amor ao esporte, ao clube e à torcida, e de práticas sonoras de êxtase, indignação, jocosidade e discursos de ódio. Para a realização deste estudo, utilizamos gravações de som realizadas em partidas do Clube Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, durante 2014.

Palavras Chave: Futebol, Performance Torcedora, Sonoridade, Tecnologias Sensíveis, Trabalho Afetivo

Referência

MARRA, Pedro Silva. “Oh, o Galo é o meu amor”: Sonoridades, performances torcedoras e trabalho afetivo em jogos de futebol do Clube Atlético Mineiro. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
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