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Dissertação

Os discursos da Nike na construção de valores sócio-históricos

Análise das manifestações discursivas da marca associadas à Seleção Brasileira de Futebol nas Copas do Mundo FIFA de 1998 a 2018.
Ano

2019

Faculdade/Universidade

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

132

Arquivos

Resumo

O presente estudo tem como escopo contribuir com as reflexões sobre o universo da comunicação midiática. Em um mundo que se altera constantemente, as marcas se tornaram ponto de referência por meio do qual nos exprimem. Há anos as marcas fazem parte de nossa realidade, influenciando na forma como compreendemos o mundo e nos comportamos junto à sociedade, exercendo sobre nós um fascínio ou uma relação de proximidade. Isto implica dizer que as marcas, de maneira geral, são expressões de contextos e tendências que afirmam e enaltecem identidades e valores específicos de uma sociedade. Tendo como corpus as manifestações discursivas da marca Nike associadas à Seleção Brasileira de Futebol, o presente trabalho visa entender e analisar quais foram os valores sócio-históricos, ideológicos, culturais e simbólicos, bem como, como as estratégias discursivas trabalhadas nas comunicações midiáticas da marca veiculadas nas Copas do Mundo FIFA entre os anos de 1998 e 2018. Ao compreender a formação discursiva e as condições de produção do discurso, além dos mecanismos e as ressonâncias que circundam as mensagens produzidas pelos discursos das marcas, tem-se a possibilidade de agregar conhecimento em relação às conexões discursivas e ao percurso das produções de sentido da marca. Como procedimento metodológico, as análises foram realizadas de forma diacrônica e sincrônica, a partir de um recorte transdisciplinar, à luz dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa.

Palavras-chave: Comunicação. Comunicação Midiática. Publicidade. Produção de sentido. Branding

Abstract

The present study aims to contribute with the reflections on the universe of media communication. In a constantly changing world, brands have become a point of reference through which they express us. For years marks have been part of our reality, influencing how we understand the world and behave with society, exerting on us a fascination or a relationship of closeness. This implies that brands, in general, are expressions of contexts and tendencies that affirm and extol specific identities and values of a society. Having as corpus the discursive manifestations of the Nike brand associated to the Brazilian Football Selection, the present work aims to understand and analyze the socio-historical, ideological, cultural and symbolic values, as well as the discursive strategies worked on the brand’s media communications in the FIFA World Cups between 1998 and 2018. Understanding the discursive formation and the conditions of discourse production, besides the mechanisms and resonances that surround the messages produced by the discourses of the brands, one has the possibility of adding knowledge in relation to the discursive connections and the course of the productions of brand sense. As a methodological procedure, the analyzes were performed in a diachronic and synchronic manner, from a transdisciplinary cut, in the light of the theoretical assumptions of the French Speech Analysis.

Keywords: Communication. Media Communication. Advertising. Production of meaning. Branding.

Sumário

INTRODUÇÃO, 15

1 AS RELAÇÕES ENTRE GLOBALIZAÇÃO, CULTURA E FUTEBOL, 20
1.1 A globalização e o intercâmbio de culturas, 20
1.2 O poder simbólico e a cultura: a organização da sociedade acerca do consumo, 23
1.3 Brasil o país do futebol – Sociedade x Seleção Brasileira, 28
1.4 A história da Nike e o papel da comunicação na construção da marca, 31
1.5 FIFA, CBF e NIKE: envolvimentos e acusações, 45

2 A FORMAÇÃO DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS E A PUBLICIDADE, 50
2.1 A linguagem e o discurso, 50
2.2 A comunicação organizacional midiática: a publicidade e a propaganda como representação social, 57
2.3 A marca como manifestação simbólica, 65
2.3.1 Primeiros sinais de origem do conceito de marca, 65
2.3.2 Brand e Branding, 68

3 METODOLOGIA E ANÁLISE DOS ANÚNCIOS, 74
3.1 Análise do discurso: preceitos básicos para a análise, 75
3.2 Anúncio de 1998 – Airport (Aeroporto), 81
3.3 Anúncio de 2002 – Secret Tournament (Torneio Secreto), 94
3.4 Anúncio de 2006 – Olé – Brasil vs Portugal, 101
3.5 Anúncio de 2010 – Write The Future (Escreva o Futuro) – Robinho, 106
3.6 Anúncio de 2014 – Ouse Ser Brasileiro – Ninguém joga como a gente, 111
3.7 Anúncio de 2018 – Vai na Brasileiragem, 116

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 122
REFERÊNCIAS, 127

Referência

ZANQUIM, Stivi Heverton. Os discursos da Nike na construção de valores sócio-históricos: Análise das manifestações discursivas da marca associadas à Seleção Brasileira de Futebol nas Copas do Mundo FIFA de 1998 a 2018.. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2019.
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