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ISSN 2238-0000

Os “E’s” dos e-sports: uma análise polissêmica do esporte eletrônico

Número

n. 2

Ano

2021

Volume

v. 13

Páginas

p. 51-64

Arquivos

Resumo

O esporte é um fenômeno que se desenvolve junto da sociedade. O esporte moderno, que tem suas origens no século XIX, transforma-se em um esporte contemporâneo e, com isso, novas práticas surgem e os praticantes se multiplicam. Dentro dessas novas práticas podemos citar os esportes eletrônicos, chamados de e-Sports, que surgem a partir dos anos 1970, com o fomento de competições e a profissionalização do jogo e dos jogadores. Desta forma, eles passam a adquirir características de esporte, fazendo com que a questão sobre os e-Sports estarem ou não dentro da definição de esporte começa a ser fomentada. Esta é uma questão polêmica, visto que ainda se tenta definir o esporte e os próprios eSports. Buscando fazer uma aproximação do esporte eletrônico com o fenômeno esportivo, este trabalho objetiva analisar os e-Sports através da lente esportiva, por meio do modelo analítico de Marchi Júnior, intitulado “Teoria dos 5 E’s”.

Palavras-chave: Sociologia do esporte, Esporte, e-Sports.

Resumo (outro idioma)

El deporte es un fenómeno que se desarrolla con+la sociedad. El deporte moderno, que tiene sus orígenes en el siglo XIX, se convierte en un deporte contemporáneo y, con ello, surgen nuevas prácticas y se multiplican los practicantes. Dentro de estas nuevas prácticas, podemos mencionar los deportes electrónicos, denominados e-Sports, que se desarrollaron a partir de la década de 1970, con la promoción de las competiciones y la profesionalización del juego y de los jugadores. De esta forma, comienzan a adquirir características deportivas, haciendo que se empiece a plantear la cuestión de si los e-Sports están o no dentro de la definición de deporte. Este es un tema controvertido, ya que todavía se está tratando de definir el deporte y los deportes electrónicos. Buscando acercar los deportes electrónicos al fenómeno deportivo, este trabajo tiene como objetivo analizar los e-Sports a través de una lente deportiva, por medio del modelo analítico de Marchi Júnior, titulado “Teoría de las 5 E’s”.

Palabras clave: Sociologia del Deporte, Deporte, e-Sports ___________________________________________________

Abstract

Sport is a phenomenon that develops itself with society. The modern sport, which has its origins in the nineteenth century, develops into a contemporary sport resulting in new practices and the growth of practitioners. Within these new practices, we can mention electronic sports, called e-Sports, developed from the 1970s onwards, with the promotion of competitions and the professionalization of the game and players. It starts to acquire sport characteristics, making the question about whether e-Sports are or not within the definition of sport begin to be raised. This is a controversial issue, as we are still trying to define sports and e-Sports themselves. Seeking to bring electronic sports closer to the sports phenomenon, this work aims to analyze e-Sports through a sports lens, through Marchi Júnior’s analytical model, entitled “Theory of the 5 E’s”.

Keywords: Sociology of sport, Sport, e-Sports.

Referência

FERREIRA, Jéssica Barbosa. Os “E’s” dos e-sports: uma análise polissêmica do esporte eletrônico. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE). Curitiba, v. 13, n. 2, p. 51-64, 2021.
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