Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1984-3917

Os museus do esporte na França: ferramentas de valorização dos territórios urbanos através do turismo

Periódico / Revista

Museologia e Patrimônio

Número

n. 1

Ano

2021

Volume

v. 14

Páginas

p. 64-90

Resumo

Este artigo discute os museus do esporte na França, muitas vezes criados por iniciativa de um clube. Trata-se de buscar novamente sua valorização, realizando um retorno sóciohistórico em exposições dedicadas ao futebol, aos esportes automobilísticos e à canoagem. A partir de uma abordagem que articula antropologia e história, a pesquisa analisa seu contexto de surgimento e uso das culturas esportivas: desde sua construção até sua comunicação. Com base em um corpus, o estudo documental lança luz sobre a relação entre esportes, territórios e o processo de memória. Esses locais são de interesse patrimonial para os destinos porque muitos turistas os visitam. Se o esporte se baseia em uma tradição centenária, seu patrimônio está reunido em lugares icônicos [hauts-lieux, em francês] (estádios, pistas…) que sustentam a imagem de uma cidade ou de um clube. Esses museus do esporte revelam recursos territoriais inéditos. Pelo interesse suscitado, eles reforçam estratégias de marketing territorial das cidades e contribuem, por fim, para a especialização desses destinos urbanos, tornando-os singulares.

Palavras-chave: Museus do esporte. Patrimônio esportivo. Relações cidades-clubes. Recursos territoriais. Estratégias de marketing de territórios turísticos

Resumo (outro idioma)

Cet article se focalise sur les musées de sport en France, souvent créés à l’initiative d’un club. Il s’agit de revenir sur leur valorisation en opérant un retour socio-historique sur les expositions consacrées au football, aux sports automobiles et au canoë. À partir d’une approche articulant l’anthropologie et l’histoire, l’enquête analyse leur contexte d’émergence et l’usage des cultures sportives : de leur construction à leur communication. En appui sur un corpus, l’étude documentaire éclaire le lien entre sports, territoires et processus mémoriel. Ces sites présentent un intérêt patrimonial pour les destinations car les touristes sont nombreux à les visiter. Si le sport repose sur une tradition plus que centenaire, son patrimoine est rassemblé dans des haut-lieux (stades, circuit…) qui entretiennent l’image d’une ville ou d’un club. Ces musées de sport révèlent des ressources territoriales inédites. Par l’intérêt suscité, celles-ci renforcent les stratégies de marketing territorial des villes et contribuent in fine à spécialiser ces destinations urbaines en les singularisant.

Mots cles : Musées de sport. Patrimoine sportif. Relations villes-Clubs. Ressources territoriales. Stratégies marketing des territoires touristiques.

Referência

MARSAC, Antoine. Os museus do esporte na França: ferramentas de valorização dos territórios urbanos através do turismo. Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 64-90, 2021.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A