Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Os Novos Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e a Comunicação: o esporte como entretenimento e a cidade como negócio

Ano

2015

Tema

Congresso

Nome do congresso

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

O Brasil construiu ou reformou doze estádios ou arenas para sediar a Copa do Mundo de 2014. O Governo Federal e a FIFA assumiram através das estratégias estabelecidas para o megaevento, que tais construções deveriam seguir determinadas normas para a acomodação dos torcedores. Torcedores que, agora, são tratados como consumidores e, por isso, demandam segurança e conforto desses novos espaços. O objetivo desse artigo é analisar, através de pesquisa bibliográfica e de forma qualitativa, como o novo produto instalação aproxima o esporte do entretenimento. É nossa intenção abordar, também, como esses novos estádios e arenas funcionam como elemento de promoção mercadológica das cidades onde estão sediados. As novas instalações esportivas funcionam, então, como
produto do esporte voltado para o consumo do entretenimento e de promoção das cidades para consumo.

Palavras-chave: Arenas Esportivas, Instalações Esportivas, Copa do Mundo 2014, Sociedade do Espetáculo; Estádios da Copa.

Referência

ROCCO JúNIOR, Ary José; MAZZEI, Leandro Carlos; OLIVEIRA, Luciana Rocco de. Os Novos Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e a Comunicação: o esporte como entretenimento e a cidade como negócio. 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A