Biblioteca

Seja um dos 10 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2175-8042

Perspectivas sobre as mulheres no campo do futebol/futsal feminino: o que as pesquisas nos periódicos nacionais evidenciam

Arquivos

Resumo

Este estudo se propôs a analisar a produção acadêmica brasileira no campo da Educação Física acerca do futebol/futsal feminino afins de identificar quais os indícios científicos os estudos em questão apresentam. A pesquisa possui caráter qualitativo, já que opera uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Como critério para a seleção dos periódicos, foram priorizados aqueles voltados para a área de Educação Física, com estratificação B e A segundo a avaliação da CAPES (Qualis) e publicados entre 2015 e 2020. No transcurso da pesquisa, doze artigos de seis revistas, na perspetiva quanti-qualitativa, foram analisados. Para proceder com a análise, foram criadas duas categorias: (i) aspectos históricos, sociais e culturais; (ii) performance e alto rendimento. O campo de pesquisa sobre futebol/futsal feminino destaca discussões sobre gênero, incentivos e preconceitos.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol feminino; Estigma de gênero; Profissionalização esportiva

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar la producción académica brasileña en el campo de la Educación Física sobre fútbol / fútbol sala femenino, con el fin de identificar qué evidencia científica presentan los estudios en cuestión. La investigación tiene un carácter cualitativo, ya que opera una Revisión Sistemática de Literatura (RSL). Como criterio para la selección de revistas, se dio prioridad a aquellos enfocados en el área de Educación Física, con estratificación B y A según la evaluación CAPES (Qualis) y publicados entre 2015 y 2020. En el curso de la investigación, doce artículos de seis revistas, desde una perspectiva cuantitativa, se analizaron. Para proceder con el análisis, se crearon dos categorías: (i) aspectos históricos, sociales y culturales; (ii) rendimiento y alto rendimiento. El campo de investigación de fútbol femenino / fútbol sala destaca las discusiones sobre género, incentivos y prejuicios.

PALABRAS-CLAVE: Educación física en la escuela; Enseñanza fundamental; Construcción curricular

Abstract

This study aimed to analyze the Brazilian academic production in the field of Physical Education about women’s football / futsal, in order to identify what scientific evidence the studies in question present. A qualitative approach methodology was adopted, such as Systematic Literature Review (SLR), in which searches were concentrated on magazines focused on the area of Physical Education with stratification of B and A according to Qualis (CAPES) in the period from 2015 to 2020. In the course of the research, twelve articles from six journals, from a quanti-qualitative perspective, were analyzed. To proceed with the analysis, two categories were created: (i) historical, social and cultural aspects; (ii) performance and high performance. The women’s football / futsal research field highlights discussions about gender, incentives and prejudices.

KEYWORDS: Women’s football; Gender stigma; Sports professionalization

Referência

FERREIRA, José Ricardo Lopes; MELO, Lucas Xavier de; LIMA, Hadonay Jonys Souza; LIMA, Robson Arthur Moura; MELO, Lucas Fellype Buarque De. Perspectivas sobre as mulheres no campo do futebol/futsal feminino: o que as pesquisas nos periódicos nacionais evidenciam. Motrivivência. Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1-14, 2021.
Cadastre-se para receber novidades