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ISSN 1980-3729

Por que um evento é Mega: a falta de consenso acerca do significado de “eventos” e “megaeventos esportivos”

Periódico / Revista

Revista Famecos

Número

n. 1

Ano

2023

Volume

v. 30

Páginas

p. 1-10

Arquivos

Resumo

Embora cresça no mundo todo a quantidade de eventos globais, notadamente, os esportivos, poucos autores voltam-se à definição de quais deles podem ser considerados megaeventos. Dependendo do campo de estudo, uma categoria é sobrevalorizada às demais (por exemplo, o impacto econômico, turístico, midiático e ou de transformação urbana). A proposta, neste momento, é considerar a produção bibliográfica acerca das conceituações de megaeventos – tanto aquelas focadas em alguns campos como as que tenham formulações mais amplas – e elaborar um modelo que permita o reconhecimento dos megaeventos, em sua totalidade, com olhar especial às atividades esportivas globais.

Palavras-chave: megaeventos, eventos, comunicação, estratégia, marketing

Resumo (outro idioma)

Aunque el número de eventos globales está creciendo a nivel mun-dial, en particular los eventos deportivos, pocos autores se centran en definir cuáles de ellos pueden ser considerados megaeventos. Según el campo de estudio, se sobrevalora una categoría sobre las demás (por ejemplo, el impacto económico, turístico, mediático y/o de transformación urbana). La propuesta, en este momento, es considerar la producción bibliográfica sobre los conceptos de megaeventos -tanto los enfocados en algunos campos como aquellos con formulaciones más amplias- y elaborar un modelo que permita el reconocimiento de los megaeventos, en su totalidad , con una mirada especial a las actividades deportivas globales.

Palabras clave: megaeventos; eventos; comunicación; estrategia; marketing.

Abstract

Although the number of global events, notably sporting events, grows worldwide, few authors turn to the definition of which of them can be considered mega-events. Depending on the focus of study, one category is overvalued the others (for example, the economic, tourist, media and / or urban transformation impact). The proposal, at this moment, is to consider the bibliographic production about the concepts of mega-events – both those focused on some fields and those with broader formulations – and to develop a model that allows the recognition of mega-events, in their entirety, with a special look at global sports activities.

Keywords: mega-events; events; communication; strategy; marketing.

Referência

FARIAS, Luiz Alberto de; MESQUITA, Flávio Agnelli. Por que um evento é Mega: a falta de consenso acerca do significado de “eventos” e “megaeventos esportivos”. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 1-10, 2023.
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