Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0104-754X

Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: um chamado editorial em prol de uma educação física socialmente relevante

Periódico / Revista

Movimento

Número

n. esp.

Ano

2014

Volume

v. 20

Área de concentração

Educação Física

Páginas

p. 9-20

Arquivos

Resumo

Trata-se de um ensaio produzido de forma conjunta pelos três editores do número especial da revista Movimento – Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: conquistas, desafios e agendas emergentes, proposto em comemoração ao vigésimo aniversário desta revista brasileira e inspirado nos dez anos do manifesto de Burawoy em favor de uma sociologia pública. O texto está divido em três seções, a primeira, escrita originalmente em inglês, discute a importância de se praticar uma sociologia do esporte de caráter público e de se produzir pesquisas que efetivamente contribuam para o enfrentamento político de problemas concretos da sociedade. A segunda, escrita originalmente em português, trata dos efeitos do “produtivismo” acadêmico na política de comunicação científica brasileira, em especial para as ciências humanas e sociais, destacando a especificidade da Movimento na veiculação da produção sociocultural e pedagógica da educação física. A terceira, escrita originalmente em espanhol, cita os desafios enfrentados pela equipe editorial para a organização do número especial e apresenta de forma panorâmica o conteúdo dos textos que compuseram um chamado à produção científica socialmente relevante no campo.

Resumo (outro idioma)

Se trata de un ensayo producido de manera conjunta por los tres editores del número especial de la revista Movimento – Por una sociología pública del deporte en las Américas: conquistas, desafíos y agendas emergentes, propuesto en conmemoración al vigésimo aniversario de esta revista brasileña e inspirado en los diez años del manifiesto de Burawoy a favor de una sociología pública. El texto está dividido en tres secciones. La primera, escrita originalmente en inglés, discute la importancia de practicar una sociología del deporte de carácter público y de producir investigaciones que efectivamente contribuyan a enfrentar políticamente problemas concretos de la sociedad. La segunda, escrita originalmente en portugués, trata de los efectos del productivismo académico en la política de comunicación científica brasileña, en especial para las ciencias humanas y sociales, destacando la especificidad de la revista Movimento como vehículo de la producción sociocultural y pedagógica de la educación física. La tercera, escrita originalmente en castellano sintetiza los desafíos enfrentados por el equipo editorial para organizar el número especial y presenta de manera panorámica el contenido de los textos que compusieron un llamado a la producción científica socialmente relevante en el área.

Abstract

This essay was jointly written by the three editors of the special issue of Movimento – For a Public Sociology of Sport in the Americas: Accomplishments, Challenges, and Emerging Agendas – celebrating the twentieth anniversary of this Brazilian journal and inspired by the tenth anniversary of Burawoy’s manifesto for a public sociology. The article is divided into three sections. The first section, originally written in English, discusses the importance of practicing sociology of sport with a public character and producing research that effectively and concretely contributes to political engagement with society’s problems. The second section, originally written in Portuguese, approaches the effects of academic “productivism” on Brazil’s scientific communication policy, especially for the humanities and social sciences. It stresses the specific role played by Movimento in disseminating socio-cultural and pedagogical research in physical education. The third section, originally written in Spanish, lays out the challenges faced by the editorial team to organize the special issue and presents an overview of the content of the texts included in a call for a socially relevant scientific production in the field.

Referência

DONNELLY, Peter; FRAGA, Alex Branco; AISENSTEIN, Angela. Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: um chamado editorial em prol de uma educação física socialmente relevante. Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. esp., p. 9-20, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A