Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Presença de Neymar: mídia, esporte-espetáculo e a produção de sentidos sobre a Seleção brasileira nas transmissões dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014 pela TV Globo

Ano

2018

Tema

Congresso

Nome do congresso

41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Cidade

Joinville

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

A Copa do Mundo no Brasil em 2014 foi um dos megaeventos da agenda do esporte midiatizado na atualidade. Este é uma das características marcantes da Sociedade do Espetáculo na qual a profissionalização da atividade esportiva e o domínio da técnica e força pelo atleta no desempenho do seu ofício o alça ao patamar de ídolo. Assim, o jogador de futebol e o ator de novela ou cinema compartilham a celebrização de seus atos e feitos dentro e fora do campo em que atuam. Sua presença é determinante para a existência e manutenção do espetáculo midiático como mercadoria de entretenimento. Por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), este artigo investiga como a figura do ídolo Neymar afeta a construção da atuação da Seleção brasileira no campeonato a partir da narração dos jogos que reforçam a excitação do show de imagens na transmissão televisiva.

Palavras-chave: Futebol; Copa do Brasil; Neymar; TV Globo; Seleção Brasileira

Referência

BRITO, Fernando de Carvalho; REGO, Eugênio. Presença de Neymar: mídia, esporte-espetáculo e a produção de sentidos sobre a Seleção brasileira nas transmissões dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014 pela TV Globo. 2018, Joinville. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congresso 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A