Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2238-0000

Reconstruindo a imagem/identidade da seleção brasileira de futebol: a “era pós-dunga” na mídia

Periódico / Revista

Revista da ALESDE

Número

n. 1

Ano

2012

Volume

v. 2

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Curitiba

Páginas

p. 17-34

Arquivos

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso (AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da imagem do próprio país. 

Resumo (outro idioma)

El presente trabajo tuvo por objetivo identificar y analizar el discurso mediatico como interlocutor social del proyecto de reconstrucción de la imagen de la selección brasilera de fútbol en el período denominado Era pos-Dunga. Se apoya en bases teóricas sobre cuestiones de identidad, nacionalismo y comportamiento mediático, relacionándolos al deporte (en este caso, el fútbol) para interpretar el corpus de investigación que está formado por 38 artículos periodísticos vehiculados en medios impresos, digitales y televisivos, examinados por medio del Análisis de Contenido (AC) y de aproximaciones a los principios del Análisis del Discurso (AD). La investigación demostró que, al ser institucionalizada e impulsada por la cobertura mediática, la celebración del nacionalismo, o sentimiento de “brasilidad” y la auto-estima afloran y materializan significados del “ser brasileiro” en una sola representación: la selección brasilera de fútbol, tomada por tácticas simbólicas de unión e identificación de la audiencia por la media, como espejo de la imagen del propio país. 

Abstract

This study aimed to identify and analyze the media discourse as a social interlocutor of the rebuilding project of the Brazilian soccer team image in the period called post-Dunga Era. It is based on theoretical questions of identity, nationalism and media behavior, relating them to the sport (in this case, football) to interpret the body of research that consists of 38 journalist articles disseminated in print, digital and television medias, examined through Content Analysis (CA) and approaches to the principles of Discourse Analysis (DA). Research has shown that, when institutionalized and leveraged by the media coverage, the celebration of nationalism, the sense of “brasilidade” and self-esteem emerge and materialize meanings of “being Brazilian” in one representation: the Brazilian national soccer team, taken by symbolic tactics of unity and identification of the audience by the media, as a mirror image of the country itself. 

Referência

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga De; PIRES, Giovani De Lorenzi. Reconstruindo a imagem/identidade da seleção brasileira de futebol: a “era pós-dunga” na mídia. Revista da ALESDE. Curitiba, v. 2, n. 1, p. 17-34, 2012.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A