Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Regina Brandão

Título original / alternativo

Regina Brandão

Ano

2014

Título em inglês

Regina Brandão

Formato do vídeo / especificação

Vídeo

Categoria do filme

Longa metragem

Gênero

Reportagem

Duração

90 min.

Produtora

TV Cultura

País

Brasil

Sinopse

Após a Seleção Brasileira sofrer derrota histórica na Copa do Mundo, no jogo de semifinal contra a Alemanha, o Roda Viva recebeu, na segunda-feira (15), a psicóloga Regina Brandão para debater as fragilidades enfrentadas pela equipe ao longo do Mundial.

Chamada por Felipão para contornar a crise psicológica na Seleção, Regina disse que, “o comportamento dos jogadores é um reflexo do que foi acontecendo ao longo da Copa”. “Eles não souberam lidar com o turbilhão de emoções que surgiu”, completou..

Segundo a psicóloga, o trabalho feito ao longo do Mundial não foi devidamente planejado pelo técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari : “É impossível prepará-los para um evento como a Copa do Mundo em tão pouco tempo”. Para ela, o time “panicou”. E “quando se entra em pânico, se perde o coletivo”, afirmou Regina durante a sabatina.

Questionada sobre o choro de Thiago Silva – um dos principais destaques dados pelas mídias nacional e internacional -, capitão do time, a psicóloga declarou que “ao mostrar as próprias emoções, ele ganhou apoio ainda maior dos seus colegas”.

Na opinião da especialista, “todos têm muitas qualidades, mas não sabem lidar com a cobrança”. “A derrota foi causada por uma somatória de coisas, que foi minando a confiança dos jogadores”, concluiu Regina.

A bancada desta edição do Roda Viva foi integrada por Ana Moser, jogadora de vôlei; Eliane Trindade, repórter do jornal Folha de S.Paulo; Maria José Tonelli, professora da Fundação Getúlio Vargas; Luiz Antonio Prósperi, editor de esportes do jornal O Estado de S. Paulo; e Vladir Lemos, apresentador do programa Cartão Verde.

Referência

REGINA BRANDãO. Direção: Augusto Nunes. Brasil. TV Cultura, 2014. Vídeo.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A