Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2316-932X

Responsabilidade social corporativa no futebol do Brasil: estudos de caso com as equipes do Campeonato Brasileiro Série A

Número

n. 2

Ano

2014

Volume

v. 3

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Arquivos

Resumo

O reconhecimento do esporte como um meio de socialização e inclusão social pode ser observado pelo grande número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares em todo o mundo. No Brasil, o futebol é a principal atividade esportiva conhecida e praticada, assim clubes desta modalidade são um importante veículo de identificação para a população. Se o clube de futebol está envolvido na comunidade, acaba por fazer parte e desenvolver uma força direcionadora no ambiente no qual está inserido. Desse modo, a pesquisa parte de um estudo exploratório e de uma abordagem quantitativa de modo a responder o problema de pesquisa, ou seja, identificar e analisar os programas sociais desenvolvidos pelos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol do ano de 2012. Como principais resultados, observou-se que o envolvimento social desses clubes se caracteriza pelo foco na inserção da comunidade adjacente à sede do clube, ao trabalho voluntário e à educação, todos com o foco no jovem. No entanto, essas ações identificadas ainda se restringem a uma caracterização de brevidade e fragmentação.  

Resumo (outro idioma)

El reconocimiento del deporte como medio de socialización e inclusión social puede ser visto por el gran número de proyectos deportivos para los jóvenes de las clases más bajas. Em Brasil, el fútbol es la principal actividad deportiva conocida y practicada en Brasil, así los clubes de fútbol son un medio importante para la identificación de la populación. Si el club de fútbol está involucrado en la comunidad, resulta ser parte y desarrollar una fuerza impulsora en el medio ambiente que se inserta. Por lo tanto, la investigación parte de un estudio exploratorio y de una investigación quantitativa para responder al problema de investigación, que es identificar y analizar los programas de responsabilidad social en los clubes de la Serie A del fútbol brasileño. Como resultados principales, la participación social de estos clubes se caracteriza por un enfoque en la integración de la comunidad adyacente, el trabajo y la educación como voluntarios, todos con el foco en los jóvenes. Sin embargo, estas acciones identificadas aún se restringen a una caracterización de brevedad y fragmentación. 

Abstract

The recognition of sport as a means of socialization and social inclusion can be seen by the large number of sports projects for young people of the lower classes worldwide. In Brazil, soccer is the main sport activity known and practiced, so clubs of this type are an important means of identification for the population. If the soccer club is involved in the community, turns out to be part and develop a driving force in the environment which is inserted. Thus, this research is an exploratory study and a quantitative approach to identify and analyze the social programs developed by the clubs of the Brazilian Serie A Soccer Championship of 2012. As main results , we observed that the social involvement of these clubs is characterized by a focus on insertion adjacent to the clubhouse , voluntary work and education community , all with the focus on the young. However, these identified actions still restricted to a characterization of brevity and fragmentation. 

Referência

LARA, Felipe Ferreira de. Responsabilidade social corporativa no futebol do Brasil: estudos de caso com as equipes do Campeonato Brasileiro Série A. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 2, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A