Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2526-4494
Dossiê: Futebóis, carnavalizações, performances: sons da cultura popular

‘Se falamos em matar minhas palavras matam’ cânticos e conexão discursiva entre ‘barras bravas’ latino-americanas

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Número

n. 1

Ano

2023

Volume

v. 8

Tema

Dossiê: Futebóis, carnavalizações, performances: sons da cultura popular

Páginas

p. 134-160

Arquivos

Resumo

Nos estádios de futebol latino-americanos é possível ouvir um dos elementos mais notórios em que as barras bravas demonstram sua dedicação e amor pelo time: os cânticos. Independentemente do ritmo, seus discursos comunicam a memória coletiva do grupo e a história oral das conquistas do clube, passada de torcedor para torcedor entre os que as cantam. O tema musical “Matador” do grupo argentino Los Fabulosos Cadillacs, foi reapropriado pelos torcedores para se tornar um dos cantos mais famosos nas arquibancadas, emulado pela maioria dos torcedores do México e também em pelo menos uma barra brava do Norte, Centro e América do Sul, chegando até a Espanha. Esse fato fala da conexão, da emulação como forma de admiração e auto-prestígio, bem como da troca de ideias nas arquibancadas como fóruns discursivos dessas comunidades. Optou-se por trabalhar com convergências e divergências nas adaptações do cântico “Matador”, propondo um modelo classificatório baseado no sentido semântico e na estrutura discursiva que os compõe, esperando que sirva de base para aprofundar diferentes aspectos que transcendem e/ou desconstroem os discursos que os torcedores latino-americanos (e um europeu) compartilham.

Palavras-chave: Canticos, Barras Bravas, América Latina, Consumo Cultural, Instrumentación Discursiva

Resumo (outro idioma)

En los estadios de futbol latinoamericanos es posible escuchar uno de los elementos más notorios en que las barras bravasdemuestran su entrega y afición por el equipo: los cánti-cos. Independientemente del ritmo, sus discursos comunican la memoria colectiva del grupo y la historia oral de los logros del club, misma que pasa de aficionado en aficionado entre quienes los entonan.El tema musical “Matador” del grupo argentino Los Fabulosos Cadillacs, ha sido reapropiado por los barristas hasta ser uno de los cánticos más famosos en las tribunas, emu-lado en la mayoría de las aficionesde México así como en por lo menos una barrabravade Norte, Centro y Sudamérica, llegando incluso España. Este hecho habla de la conexión, la emu-lación como forma de admiración y de auto prestigio, además del intercambio de ideas en las tribunas como foros discursivos para estas colectividades.Se eligió trabajar con convergencias y divergencias en las adaptaciones del cántico “Matador”, proponiendo un modelo de clasifica-ción a partir del sentido semántico y la estructura discursiva que los compone, esperando que sirva de base para profundizar en distintos aspectos que trasciendan y/o deconstruyan los dis-cursos que la afición latinoamericana (y una europea) comparten.

PALABRAS CLAVE: Futbol;Cánticos;Afición futbolística;Barras bravas;Latinoamérica.

Abstract

In Latin American footballstadiums it is possible to hear one of the most notorious elements in which the barras bravasdemonstrate their dedication and love for the team: the chants. Regardless of the pace, their speeches communicate the collective memory of the group and the oral history of the club’s achievements, passed from fan to fan among those who sing them.The musical theme “Matador” by the Argentine group Los Fabulosos Cadillacs, has been reappropriated by barristas to become one of the most famous chants in the stands, emulated bymost fans in Mexico as well as in at least one barra bravafrom North, Central and South America, even reaching Spain. This fact speaks of the connection, emulation as a form of admiration and self-prestige, as well as the exchange of ideas in the stands as discursive forums for these communities.It was chosen to work with convergences and divergences in the adaptations of the song “Matador”, proposing a classification model based on the semantic sense and the discursive structure that composes them, hoping that it will serve as a basis to delve into different aspects that transcend and/or deconstruct the speeches that the Latin American fans (and a European one) share.

KEYWORDS: Football; Songs;Footballfans;Barras bravas;Latin America. 
 

Referência

ALVAREZ, Jorge Rosendo Negroe. ‘Se falamos em matar minhas palavras matam’ cânticos e conexão discursiva entre ‘barras bravas’ latino-americanas. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 134-160, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A