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ISSN 1809-1296

Será que ainda temos brasileiragem? Uma análise da representação do futebol brasileiro no discurso publicitário da Nike

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n. 33

Ano

2021

Páginas

p. 1-21

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Resumo

O artigo tem como objeto o anúncio principal da campanha publicitária “Vai na Brasileiragem”, produzida pela marca Nike para a seleção brasileira masculina de futebol nas vésperas da Copa do Mundo de 2018. O objetivo da análise do material foi interpretar o conceito de “brasileiragem” proposto pela marca, buscando identificar as continuidades e descontinuidades com narrativas históricas sobre o futebol brasileiro em suas relações com a identidade nacional.

Palavras-chave: seleção brasileira; futebol-arte; identidade; publicidade; brasileiragem.

Abstract

The object of the article is the main ad for the advertising campaign “Vai na Brasileiragem”, produced by the Nike brand for the Brazilian men’s soccer team on the eve of the 2018 World Cup. The objective of the analysis was to interpret the meanings of the concept “brasileiragem”, proposed by the brand, seeking to identify the continuities and discontinuities with historical narratives about Brazilian football in its relations with national identity.

Keywords: national team; futebol-arte; identity; advertising; brasileiragem.

Referência

VIEIRA, Pedro Diniz. Será que ainda temos brasileiragem? Uma análise da representação do futebol brasileiro no discurso publicitário da Nike. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 33, p. 1-21, 2021.
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